A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste já tem disponível a Consulta de Enfermagem de Estomaterapia. Esta área proporciona aos utentes um acompanhamento por profissionais especializados nesta área de cuidados, que centram a sua atuação na melhoria da qualidade de vida dos usuários e dos seus cuidadores.

“Nesta consulta é acompanhada a pessoa com ostomia (orifício criado cirurgicamente no corpo para facilitar a alimentação, respiração e/ou a eliminação), com intervenção em três fases específicas essenciais para prevenir complicações associadas a esta condição de saúde, nomeadamente no pré-operatório, no internamento imediatamente após a cirurgia e no pós-operatório” refere a ULS do Nordeste em comunicado enviado ao Canal N. A intervenção é centrada na pessoa e na sua capacidade de aceitar e aprender a viver com uma ostomia.

“A Consulta de Enfermagem de Estomaterapia é dirigida a todos os doentes portadores de ostomia, seja de eliminação intestinal (colostomias e ileostomias), urinária (nefrostomias, urostomias e cistostomias), de alimentação (jejunostomias e PEG) e respiratórias (traqueostomias)” explica o mesmo comunicado.

São ainda seguidos nesta consulta utentes que necessitam de tratamento específico para feriadas complexas e fístulas. O acompanhamento em consulta nesta área de cuidados “é centrado nas necessidades do doente ostomizado, desde o pré-operatório até à sua autonomia, minimizando e solucionando problemas associados a esta condição de saúde, mediante a avaliação do resultado das intervenções e da criação de relações terapêuticas eficazes, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida de utentes, família e/ou cuidadores”.

Neste âmbito, é ainda efetuado o aconselhamento e orientação sobre a utilização e aquisição de dispositivos necessários para doentes ostomizados.

ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO CENTRADO NO DOENTE

A equipa responsável por esta consulta enaltece a importância desta intervenção específica, na medida em que, para o doente ostomizado, ter disponível profissionais de enfermagem especializados para o acompanhar no pré-operatório, no pós-operatório imediato, durante o internamento, na preparação para a alta e após a alta hospitalar contribui, por um lado, para evitar complicações associadas à ostomia, e, por outro lado, aumenta a sua segurança e bem-estar, bem como da sua família.

Implementada na ULS do Nordeste em junho de 2022, esta consulta Já permitiu o acompanhamento de 140 utentes, funciona às terças-feiras, no gabinete 36, do Serviço de Consulta Externa da Unidade Hospitalar de Bragança. A referenciação pode ser efetuada por qualquer profissional de saúde, esteja o doente ostomizado em regime de internamento ou de ambulatório/domicílio, ou procurada pelo próprio doente ostomizado e/ou família/cuidador, entrando em contacto com a equipa, através do email: [email protected]

Tendo em vista o acompanhamento de um maior número de utentes, numa ótica de proximidade, a equipa da Consulta de Enfermagem de Estomaterapia pretende alargar a sua intervenção na Unidade Hospitalar de Bragança e estendê-la à Unidade Hospitalar de Mirandela, promovendo, igualmente, ações de formação nesta área direcionadas para profissionais de saúde dos Serviços da ULS do Nordeste.

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVÍDEO: RONDA DAS ADEGAS ABRE AMANHÃ PORTAS PARA DAR A CONHECER A TRADIÇÃO DA REGIÃO
Próximo artigoVÍDEO: BODEGAS DE URRÓS GANHAM NOVA ROUPAGEM COM INVESTIMENTO DE UM MILHÃO DE EUROS