Nos dias 4 e 5 de julho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai receber o seminário ibérico dedicado ao impacto da produção de vinho no meio ambiente, que juntará 25 investigadores, estudantes e profissionais do setor.

O programa inclui a participação da investigadora Sara González-García, da Universidade de Santiago de Compostela, e ainda um workshop para aprender a calcular a pegada de carbono na produção de vinho. Subordinado ao tema “sustentabilidade ambiental em vinhas e vinificação – ciclo de vida e pegada de carbono”, o seminário terá lugar no auditório da biblioteca da academia transmontana. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 1 de julho.

Segundo a academia, a sessão de abertura vai contar com a presença de João Santos, diretor do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Raul Morais, coordenador do projeto “Vine&Wine”, e Raquel Chaves, presidente da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA). A necessidade de práticas sustentáveis na gestão agrícola servirá de mote para o primeiro painel, que discutirá temas como a redução do impacto ambiental nas operações, a gestão do solo e de resíduos, a conservação da biodiversidade e inovações em eficiência energética. Num segundo momento, serão abordadas as tendências de sustentabilidade em enologia e a necessidade de fortalecimento de práticas sustentáveis no setor vitivinícola.

A 5 de julho, a palestra da investigadora Sara González-García centrar-se-á na análise do ciclo de vida da produção de vinho e a avaliação da pegada de carbono e do impacte ambiental associados. Seguir-se-á um workshop para demonstrar como calcular a pegada de carbono na produção de vinho, utilizando uma ferramenta criada pelo Instituto dos Vinhos do Porto e Douro (IVDP). Este algoritmo permite o cálculo da pegada de carbono pelos próprios produtores, numa altura em que a inclusão desta informação nos rótulos se torna cada vez mais recorrente. A incorporação de biorresíduos no solo, a utilização de rótulos sustentáveis, a gestão eficiente da água e recursos energéticos, a redução da mecanização, a aposta em alternativas aos fitofármacos e a promoção da biodiversidade são outras medidas que mostram o compromisso com a sustentabilidade ambiental e que vão ser abordadas na UTAD.

O encerramento do seminário “Sustentabilidade ambiental em vinhas e vinificação – ciclo de vida e pegada de carbono” ficará a cargo do diretor do departamento de Biologia e Ambiente da UTAD, Carlos Afonso.

Jornalista: Rita Teixeira

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n