O balanço do primeiro mês da Linha SNS Grávida foi “muito positivo” e “demonstra a adesão das utentes”. As afirmações foram feitas pelo Ministério da Saúde, destacando que o contacto com a linha evitou que 11% das utentes triadas se deslocassem sem necessidade a um serviço de urgência, tendo permitido também que as utentes, em caso de urgência, fossem encaminhadas para o serviço mais próximo da sua área de residência.

Do total de chamadas atendidas pelas Linha SNS Grávida, pouco mais de um décimo (quase 870 grávidas) foram aconselhadas a ficar em autocuidados, sendo que destas, 470 utentes tinham intenção inicial de se dirigir a um Serviço de Urgência ou a uma unidade de Cuidados de Saúde Primários, não se verificando essa necessidade após a triagem.

Quase um quinto (17%) dos encaminhamentos das utentes foram para uma unidade de Cuidados de Saúde Primários, registando-se que mais de 400 utentes que recorreram à Linha SNS Grávida tinham intenção inicial de se dirigir a um Serviço de Urgência, não se verificando essa necessidade após a triagem.

Tendo em conta o respetivo quadro clínico, a Linha SNS Grávida referenciou e encaminhou para um Serviço de Urgência 5 866 utentes, cerca de três quartos (70%) das chamadas recebidas.

Assim, “verifica-se que mais de 870 grávidas, que tinham intenção inicial de procurar cuidados de saúde num nível mais elevado não necessitou de o fazer, permitindo assim otimizar os recursos do Serviço Nacional de Saúde e atender melhor que precisava efetivamente de cuidados primários ou hospitalares” refere o Governo em comunicado.

A Linha SNS Grávida – acessível através do mesmo número do SNS 24 (808 24 24 24) – é uma medida do Plano de Emergência e de Transformação da Saúde, que facilita a resposta à procura de urgências de ginecologia/obstetrícia, enquanto área em que se sentem maiores dificuldades no SNS.

Durante o mês de junho a Linha SNS 24 atendeu mais 277 mil chamadas, das quais 8 260, cerca de 3%, foram de utentes grávidas, que foram encaminhou para os cuidados necessários de acordo com a situação de cada uma.

Jornalista: Lara Torrado

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
banner canal n
Artigo anteriorVÍDEO: VILA FLOR TEM ATIVIDADES PARA MIÚDOS E GRAÚDOS NO VERÃO
Próximo artigoIDOSA ENCONTRADA MORTA NUM CANAL DE REGA EM MACEDO DE CAVALEIROS