A autarquia de Macedo de Cavaleiros vai apostar no património natural e na ciência de dados para desenvolver a economia local e fixar pessoas. 

O último dia da Agro Summit – fórum que está a tomar o pulso às fileiras do vinho, azeite e mel – será aproveitado para o lançamento do Living Lab “Nexus 4 Future”, que sob a forma de consórcio procurará nos próximos anos potenciar os recursos endógenos, fixar talento e famílias no território. 

“Com a inovação e o empreendedorismo regional na agenda, 40 jovens apresentam ideias de negócios em jornada de trabalho que premiará as melhores”, adianta o município.

Recorde-se que a Agro Summit é uma iniciativa de reflexão e debate que recheia o programa de atividades paralelas da Feira de São Pedro, um dos maiores acontecimentos agroindustriais e comerciais em Macedo de Cavaleiros, que decorre até 6 de julho. 

A agro Summit começou esta segunda-feira com as estratégias inovadoras para a produção, valorização e consumo sustentável do chamado “ouro verde”, pela mão de vários especialistas, e termina esta quinta-feira (dia 4), com o empreendedorismo e o futuro económico do território em agenda, no auditório da Associação Comercial local.

De acordo com o comunicado enviado à redação do Canal N, a jornada de trabalho iniciar-se-á com um painel dedicado à incubação e aceleração de empresas, tema que será sequenciado com a apresentação de cerca de 40 ideias de negócio inovadoras por jovens empreendedores transmontanos (as melhores serão premiadas), num ensejo aproveitado para a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros assinar o protocolo de colaboração que dará o pontapé de saída para o início de atividade do Living Lab “Nexus 4 Future”.

Trata-se de uma plataforma colaborativa multissetorial que, sob a forma de consórcio, procurará identificar necessidades e oportunidades de cooperação entre o meio académico europeu e vários setores e agentes locais para, durante os próximos anos, cocriar e testar soluções inovadoras no terreno. Um esforço que tem o património natural de Macedo de Cavaleiros no vértice da aposta estratégica, para fixar talento, mão-de-obra e famílias no território. A bem do tecido socioeconómico e tendo a ruralidade, a sustentabilidade, o empreendedorismo, os recursos hídricos e o bem-estar como pedras angulares.

No trabalho de investigação e desenvolvimento a levar a cabo pela plataforma, a ciência de dados assumirá um papel fundamental, para que “aquelas que são as necessidades das pessoas se vejam cumpridas e o futuro potencie sorrisos ainda mais rasgados nas próximas gerações”, refere Benjamim Rodrigues, presidente do município macedense.

Puxar pela economia local, com um foco especial nos produtos endógenos, é precisamente um dos horizontes da Agro Summit, uma das novidades da Feira de São Pedro. Investigadores e operadores económicos debateram na terça-feira os desafios e a inovação da viticultura num cenário de clima em mudança. Nesta quarta-feira, o destaque recai sobre a atual condição e as oportunidades da fileira do mel.

“Pretendemos que a Agro Summit seja uma iniciativa marcante no quadro deste que é um dos eventos mais importantes para Macedo de Cavaleiros”, sublinha Benjamim Rodrigues.

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Artigo anteriorHÁ UMA NOVA BURLA A CIRCULAR E A GNR ALERTA
Próximo artigoVÍDEO: MADALENA ABRIU HOTEL PARA CÃES E GATOS A PENSAR NAS FÉRIAS DOS DONOS