A Adega de Favaios é a primeira cooperativa portuguesa a receber o certificado nacional de sustentabilidade ao implementar práticas que reduzem os impactos ambientais negativos da atividade vitivinícola.

A adega duriense tem agora o certificado para o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola, uma certificação atribuída às organizações deste setor que comprovem, mediante certificação, que a sua atividade se desenvolve de acordo com as suas especificações.

O Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola tem por base 5 princípios:

  • A abordagem sustentável integra os aspetos ambientais, sociais e económicos;
  • A vitivinicultura sustentável respeita o ambiente;
  • A vitivinicultura sustentável é sensível aos aspetos sociais e culturais;
  • A vitivinicultura sustentável visa a manutenção da viabilidade económica:
  • As iniciativas sustentáveis requerem planeamento e avaliação.

Este documento define os critérios que as entidades devem cumprir, de forma a poderem utilizar o selo de sustentabilidade. O RNCSSV enumera os requisitos mínimos de implementação aplicáveis às organizações, assim como os indicadores, métricas e objetivos para cada um dos requisitos.

Para alcançar esta certificação as organizações devem adotar práticas de produção amigas do ambiente e exercer a sua atividade de forma social e economicamente responsável, com um impacto positivo nos seus colaboradores e na comunidade. 

SOBRE A ADEGA DE FAVAIOS

A Adega de Favaios é uma das mais prestigiadas Adegas de Portugal que, desde 1952, com o espírito de cooperativismo dos seus  associados aliado ao saber das “gentes de Favaios”, potenciaram a produção da casta moscatel galego branco, criando assim a designação de Moscatel de Favaios, produzindo com qualidade e rigor um dos mais famosos e emblemáticos moscatéis portugueses.

A empresa tem como missão o desenvolvimento do consumo e da imagem do Moscatel de Favaios como uma das mais importantes e influentes categorias de vinhos a nível nacional e  internacional. Pretende também contribuir para o desenvolvimento socioeconómico dos seus associados e ser um dos mais importantes polos de desenvolvimento regional.

A sua visão é ser a maior Adega Cooperativa do Douro, liderando a inovação ao nível do Moscatel de Favaios, de forma a proporcionar experiências únicas ao consumidor, desenvolvendo um portefólio diversificado e complementar de Vinhos para além dos moscatéis, vinhos do porto e espumantes.

A Adega de Favaios pretende consolidar-se como marca nacional e continuar a sua expansão no mercado internacional.

Jornalista: Lara Torrado

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Alheiras Angelina
Artigo anteriorINTERIOR NORTE: PROTEÇÃO CIVIL ALERTA PARA PERIGO MÁXIMO DE INCÊNDIO RURAL
Próximo artigoFPF TRIPLICA OFERTA DE VAGAS NO CURSO DE TREINADORES UEFA