O primeiro caso de Febre Hemorrágica Crimeia-Congo foi diagnosticado em Portugal, na cidade de Bragança. 

Um homem de 80 anos morreu no Hospital de Bragança. O idoso de nacionalidade portuguesa foi hospitalizado há cerca de um mês, mas a doença só foi diagnosticada recentemente, já depois da morte.

A Febre Hemorrágica Crimeia-Congo é uma doença viral infectocontagiosa que se transmite através da picada de uma carraça.

Segundo a Direção-Geral da Saúde afirma que “não há risco de surto nem de transmissão de pessoa para pessoa” e que este se tratou de um caso “raro e esporádico”.

Adianta que o vírus que causa a Febre Hemorrágica da Crimeia-Congo “não foi detetado, até agora, em carraças na rede de vigilância entomológica REVIVE”, pelo que o risco para a população é reduzido. Ainda assim, será reforçada a recolha de carraças naquele distrito para análise.

Em comunicado, a DGS diz ainda que as autoridades de saúde não identificaram contactos deste idoso com eventuais sintomas nem casos adicionais da doença.

Recorde-se que o vírus foi detetado pela primeira vez na Crimeia e está presente em África, no Médio Oriente e na Ásia e há dois anos tinha sido detetado também em Espanha. Sendo este o primeiro caso em Portugal, pelo menos, nas últimas décadas. 

De referir ainda que o contacto com veados, cabras e javalis que transportam a carraça, está na origem do contágio para as pessoas, que também podem transmitir entre si através do sangue, saliva e outros fluídos.

A doença provoca sintomas como hemorragias, tonturas, náuseas, vómitos, e podendo ainda afetar o fígado, provocando insuficiência hepática.

Jornalista: Rita Teixeira 

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
IMG_9798
Artigo anteriorPRAIA DO RIO RABAÇAL EM VALPAÇOS INTERDITA A BANHOS 
Próximo artigoAERÓDROMO MUNICIPAL DE CHAVES PALCO DE TREINO DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA