O polo expositivo da Bienal de Arte Contemporânea de Trás-os-Montes em Alfândega da Fé é inaugurado no próximo dia 30 de agosto, às 15h00, na Galeria Manuel Cunha da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. 

A Bienal de Arte Contemporânea de Trás-os-Montes chega a Alfândega da Fé com uma exposição selecionada a partir do acervo da Fundação Bienal de Arte de Cerveira. Jorge da Costa, curador da exposição “O Poder do Objeto – Novos olhares sobre a FBAC – à Liberdade” e diretor do Museu do Abade de Baçal, apresenta um conjunto de obras de vários artistas, nacionais e estrangeiros, que incorporam objetos de uso quotidiano na sua expressão artística, conferindo-lhes abordagens e conceitos diversos.

“Os objetos são aqui explorados como instrumentos de reflexão e crítica sobre temas políticos e económicos, não deixando de fora o ambiente e as questões de género, contrapondo a dualidade de sentidos entre a comum função do objeto e a sua representação simbólica neste contexto artístico” refere a autarquia de Alfândega da Fé.

O polo expositivo da Bienal de Arte Contemporânea de Trás-os-Montes em Alfândega da Fé é inaugurado no próximo dia 30 de agosto, às 15h00, na Galeria Manuel Cunha da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, e vai estar patente até 30 de novembro, com entrada livre.

SOBRE A BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE TRÁS-OS-MONTES

A Bienal de Arte Contemporânea de Trás-os-Montes-Linha de Água vai já na sua 2ª edição. Inaugurada a 18 de maio no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros, a iniciativa tem a particularidade de este ano se distribuir também pelos concelhos de Alfândega da Fé, Vinhais e Freixo de Espada à Cinta, em 12 espaços expositivos que agregam 168 artistas nacionais e estrangeiros.

Iniciada em 2022, em Macedo de Cavaleiros, esta iniciativa pretende estimular a discussão sobre várias questões sociais, culturais e ambientais através da arte, num território com vários selos UNESCO, em perfeita harmonia com a temática proposta para esta ano. A iniciativa pretende ainda ser uma ação transformadora, através do desenvolvimento artístico, cultural, social, económico e sustentável neste
território, mas com repercussão a nível nacional e internacional.

Com direção artística de Inês Falcão, a 2ª edição desta Bienal de Arte conta com a colaboração de nove curadores: Ágata Rodrigues; António Meireles; Guilherme Fonseca; Jaime Silva; Jorge da Costa; José Manuel Barbosa; Luís Rodrigues; Miguel Moreira e Silva e Natália Fauvrelle e com a parceria da Sociedade Nacional de Belas Artes; da Fundação da Bienal de Arte de Cerveira; do Museu do Douro; do Laboratório de Arte da Montanha Graça Morais e com o apoio do Plano Nacional das Artes.

Jornalista: Lara Torrado

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Artigo anterior1561 ESTUDANTES ENTRARAM NA UTAD NA 1ª FASE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Próximo artigoBOMBEIROS COMBATEM INCÊNDIO NA LOCALIDADE DE FREIXIEL