São 126 operacionais que estão a combater as chamas, que alastraram num mato e pinhal e estão a aproximar-se da aldeia de Bornes de Aguiar, em Vila Pouca de Aguiar.

Um cenário que se agravou devido ao vento. O fogo acabou por fazer novas frentes e está perto das casas na aldeia de Bornes de Aguiar, avançou a autarca daquela vila.

“Estamos a solicitar meios aéreos, o problema é que, face à situação nacional, está complicado termos aqui esta resposta”, afirmou à agência Lusa Ana Rita Dias, num ponto de situação feito pelas 13:15.

Neste momento o incêndio possui três frentes ativas. “Estamos aqui numa faixa de 100 metros das habitações e estamos a ficar preocupados”, adiantou.

De acordo com a Autoridade Nacional e Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o alerta para este incêndio foi dado às 07:36. No local estão 123 operacionais, apoiados por 36 viaturas.

De referir que todo o território do continente está em Situação de Alerta até às 23.59 horas de terça-feira com medidas excecionais devido ao agravamento do perigo de incêndios rurais.

Recorde-se que segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão esta segunda-feira em perigo máximo de incêndio mais de 100 concelhos dos distritos, nomeadamente Vila Real, Bragança, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Coimbra, Guarda, Aveiro, Viseu, Porto, Viana do Castelo e Braga.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Canal N/Arquivo

Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Alheiras Angelina
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorVÍDEO: NA QUINTA DE VALE DE MOURO VINDIMA-SE COM VISTA PRIVILEGIADA PARA O DOURO
Próximo artigoHOMEM MORRE APÓS DESPISTE EM ALIJÓ