O presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, quer requalificar a Casa da Vila e outro imóveis históricos de forma a impulsionar e preservar o património local.

À margem da inauguração das obras de requalificação do Parque Biológico de Vinhais, Luís Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vinhais, aproveitou a presença de Emídio Sousa, secretário de Estado do Ambiente, para solicitar apoio em diversas obras que visam a valorização do concelho.

Em destaque, o autarca apontou a necessidade de requalificar a Casa da Vila, uma construção de 1930, erguida pelo tenente Horácio de Assis Gonçalves, secretário particular de Oliveira Salazar. “É um espaço comum ao município e ao ICNF e que é muito digno, fica à entrada da vila e merece ser requalificado”, sublinhou Luís Fernandes. Atualmente, a Casa da Vila abriga o Centro de Interpretação da Natureza do Parque Natural de Montesinho, um local que o autarca considera ser “a porta de entrada do Parque aqui em Vinhais”.

Segundo Luís Fernandes, é essencial realizar uma intervenção que contemple tanto o espaço exterior quanto o telhado e áreas internas deterioradas. “É preciso uma intervenção para dar ainda uma maior dignidade àquele espaço e, sobretudo, a quem o vê, porque a nível da pintura e da fachada estava bastante deteriorado”, reforçou.

O pedido do presidente de Vinhais não se limita à Casa da Vila. O mesmo enfatizou também a importância de restaurar várias casas situadas no Parque Natural de Montesinho. Estes imóveis, que atualmente se encontram em condições de degradação, poderiam, segundo o autarca, ser reabilitados e integrados no turismo local, no entanto, se esta situação se mantiver “é perder uma oportunidade não só para o município como para o próprio ICNF e até para a região”, alertou.

Em resposta às reivindicações, o secretário de Estado do Ambiente mostrou-se aberto à possibilidade de atender as demandas apresentadas. “Os autarcas conhecem muito bem as situações e penso que, quer esta obra que tivemos a oportunidade de visitar [inauguração da requalificação do Parque Biológico de Vinhais], quer no futuro, nós estamos disponíveis, já disse ao senhor presidente e ele fez essa reivindicação, […] e logo que tenhamos os números nós estaremos disponíveis para avançar para um protocolo de colaboração com a Câmara e reabilitar o imóvel que se pretende reabilitar”, declarou o secretário, indicando um possível suporte governamental para os projetos de requalificação no concelho.

A expectativa é de que, com o apoio solicitado, Vinhais possa consolidar ainda mais o seu potencial turístico e ambiental, beneficiando tanto os moradores quanto os visitantes.

Jornalista: Lara Torrado

IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
Artigo anteriorVÍDEO. PEDALAR ENTRE PAISAGENS E DESAFIOS: IV MARATONA BTT AGITOU VILA FLOR
Próximo artigoHOMEM DETIDO POR TRÁFICO DE DROGA EM MIRANDELA