A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou um esquema de fraude em óleo alimentar durante a operação “Olive”, realizada recentemente nos distritos de Aveiro e Bragança. A operação, conduzida pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC) e pela Unidade Operacional de Mirandela, identificou práticas fraudulentas envolvendo a rotulagem de óleo alimentar como azeite.

As inspeções ocorreram num armazém de géneros alimentícios e numa unidade industrial de embalamento de óleos e azeites. A ASAE descobriu que os produtos eram rotulados como azeite de diversas categorias sem qualquer evidência de aquisição de azeite genuíno, com a intenção de enganar os consumidores sobre a verdadeira natureza do produto.

Durante a operação, foram apreendidos 82.819 rótulos falsos com a menção de azeite e 16.500 litros de óleo alimentar, já rotulados indevidamente, num valor estimado de 82.500 euros. A ASAE instaurou dois processos-crime por fraude sobre mercadorias.

A autoridade reforçou o seu compromisso de intensificar ações de investigação e fiscalização em todo o território nacional para garantir o cumprimento das regras de mercado e proteger os consumidores e a concorrência leal.

Jornalista: Lara Torrado

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorCARLA ALVES ANUNCIA CANDIDATURA INDEPENDENTE À CÂMARA DE VINHAIS
Próximo artigoOPINIÃO: GUERRAS QUE (QUASE) NINGUÉM QUER