De acordo com a edição de 2020 do European Innovation Scoreboard (EIS 2020), divulgada a 23 de junho, Portugal é agora um país “fortemente inovador”, ocupando a 12.ª posição neste ranking Europeu.

Em 2019 Portugal liderava o grupo dos países “moderadamente inovadores”, tendo este ano subido 6 lugares face à posição que ocupava no EIS 2016 (18.º lugar) e integra, assim, o grupo da Alemanha e da França. Esta é a melhor posição nacional de sempre nesta classificação, sendo de registar uma forte convergência com a média da UE, desde 2016.

Segundo relatório do EIS2020, os pontos fortes do sistema de inovação em Portugal situam-se ao nível do ambiente para a inovação, da atratividade do sistema de investigação e na inovação empresarial. Portugal encontra-se acima da média da UE em indicadores como: publicações científicas em coautoria com autores fora do espaço comunitário; a penetração da Banda Larga nas empresas; o número de estudantes internacionais de doutoramento; o registo de marcas comunitárias; as despesas com inovação não-tecnológica; a percentagem de empresas com formação em TIC; a percentagem de PME com inovação de produtos/processos, marketing/organizacional; a percentagem de PME inovadoras que colaboram com outras PME e o emprego em empresas de elevado crescimento de setores inovadores.

O EIS 2020 – publicação anual da Comissão Europeia que pretende medir e acompanhar o desempenho dos Estados-membros da União Europeia em termos de inovação – menciona, também, outras dimensões importantes para o processo de inovação onde Portugal está acima da média da UE, nomeadamente nas atividades de empreendedorismo ou no nascimento de novas empresas, estando em linha com a média europeia na procura pública de produtos tecnologicamente avançados e nos procedimentos necessários para a criação de empresas.

Portugal está abaixo da média europeia em indicadores como a disponibilidade de capital de risco privado, o investimento em I&D pelas empresas e o registo de patentes ou as exportações de serviços intensivos em conhecimento. Estas debilidades do sistema de inovação, identificadas no presente relatório, têm merecido a atenção das políticas públicas em Portugal, nomeadamente as iniciativas inscritas no Programa Nacional de Reformas, na Estratégia para a Inovação Tecnológica e Empresarial 2018-2030 e na “Lei da Ciência”. Os bons resultados e crescimento de Portugal, consagrados nesta publicação, refletem o aumento da capacidade de inovação das empresas, das entidades de I&D e da generalidade dos atores do Sistema Nacional de Inovação, incluindo as entidades públicas de apoio e promoção à I&D e à inovação.

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n