Slamtype trouxe uma abordagem inovadora à música tradicional minhota. 

O Dj e produtor de música eletrónica de Mirandela João Pinto, que adotou o nome artístico de Slamtype, lançou uma música com o Grupo Folclórico de Viana do Castelo.  

A música “Chula do Minho”, cujo videoclipe foi gravado no emblemático Santoinho e revelado, na sexta-feira, é um tributo à herança musical da região, fundindo batidas eletrónicas energéticas com instrumentos e vozes tradicionais.

“Não se trata apenas de uma música, mas de um estudo profundo e uma obra dedicada à beleza ímpar da cultura minhota, realçando a sua riqueza musical, voz, dança, trajes

tradicionais, adereços, instrumentos típicos e a essência da beleza humana que permeia esta herança cultural”, refere o artista transmontano, citado num comunicado enviado às redações.

A “Chula do Minho” reafirma o compromisso de Slamtype em “manter viva a música folclórica portuguesa no cenário contemporâneo, sem perder a autenticidade da música eletrónica”.

Segundo o artista, todos os instrumentos e vozes foram gravados “de forma orgânica, sem recurso a grandes estúdios, incluindo acordeão, concertina, cavaquinho, viola, palmas, bombo e ferrinhos”.

Recorde-se que também em 2023, Slamtype lançou um single que juntou a sonoridade da gaita-de-foles e a percussão dos pauliteiros de Miranda com a música eletrónica.

Jornalista: Rita Teixeira 

Foto: João Lourenço Fotografia 

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Artigo anteriorVÍDEO: ‘GALHOFA’ JUNTOU CARETOS E MASCARADOS DE PORTUGAL E ESPANHA EM ARCAS
Próximo artigoCHAVES RECEBE ESPAÇO INTERATIVO PARA DESPERTAR CRIATIVIDADE DOS MAIS NOVOS