A deputada e ex-secretária de Estado Isabel Ferreira apresentou, ontem, publicamente a sua candidatura às autárquicas pelo Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Bragança.

Em declarações ao Canal N, a candidata independente em quem o PS aposta na corrida à câmara brigantina, liderada pelo PSD há 27 anos, definiu como prioritários três pilares essenciais como a revitalização demográfica, a diversificação económica e a melhoria das condições sociais.

“Enquanto governante ficou evidente a perda de influência de Bragança na região e no país e as enormes ameaças que o concelho enfrenta, que estão relacionadas com a demografia e com a economia. E, portanto, este diagnóstico, que para mim é claro e que tem a ver, desde logo, com o envelhecimento populacional e também a baixa densidade populacional que temos no concelho, mas também os indicadores económicos modestos e refiro-me, por exemplo, à contribuição para o volume de negócios do país, que é muito modesta, há falta do setor secundário robusto, nomeadamente a nível da indústria transformadora, mas também os próprios serviços que enfrentam desafios em termos de competitividade e inovação”, explica Isabel Ferreira.

Pelos motivos mencionados, a candidata aceitou o convite do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, “porque é evidente que Bragança não pode esperar mais”, reforça.

A atual deputada da Assembleia da República acredita que por toda a experiência, de dimensão nacional, que acumulou, em termos de governação, mas também a carreira profissional sempre a partir de Bragança ligada à ciência “é fundamental para tomar boas decisões em termos de políticas públicas” até porque há “um conhecimento dos factos”.

“A minha experiência em ambas as vertentes leva-me a considerar que estou preparada para governar Bragança e faço esta escolha em detrimento de uma carreira política nacional que tenho e também da minha carreira académica internacional”, salienta.
Isabel Ferreira garante que tem claro quais são as políticas diferenciadoras para o concelho transmontano, que têm que ser “projetos verdadeiramente transformadores”.

“Nós temos, infelizmente, o exemplo de vários projetos considerados estratégicos pela governação local e que falharam, falharam redondamente. Como o Museu da Língua Portuguesa, a atração de investimento empresarial e as próprias dinâmicas de revitalização das nossas aldeias”, considera.

Para elaborar o seu programa autárquico, Isabel Ferreira quer conhecer a opinião dos cidadãos e para isso constituiu um conselho estratégico.

“Esse conselho estratégico é uma plataforma independente de reflexão e de análise para que sejam identificados desafios específicos e prioridades para o desenvolvimento de Bragança e para o bem-estar da população, de todo o concelho”, explica.

Todos que desejam contribuir com ideias podem participar nesta plataforma, mesmo de forma anónima.

“Este conselho estratégico está a ser coordenado pelo professor João Azevedo. Tem vários eixos relevantes para desenvolvermos um programa completo, desde a economia e o emprego, até à educação e ciência, o turismo, a criatividade, o ambiente, a coesão social e saúde, as infraestruturas, a habitação, a mobilidade, que são tão importantes”, aponta.

Ou até mesmo, o que diz respeito à “transformação e a inovação digital, a agricultura, os meios rurais e o desenvolvimento rural”.

Isabel Ferreira refere que está motivada a “ouvir as pessoas, quer para o programa, quer para depois ter as melhores listas com pessoas preparadas”.

O objetivo é ajudar Bragança a recuperar a sua liderança no distrito, em Trás-os-Montes, na região Norte e no país” e por esse motivo confia numa possível vitória.

As eleições autárquicas deverão decorrer entre 22 setembro e 14 outubro de 2025.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Design sem nome (5)
Artigo anteriorMIRANDELA REGISTA “REDUÇÃO HISTÓRICA” DA DÍVIDA MUNICIPAL
Próximo artigoMAIS DE 13 MIL PESSOAS ESCOLHERAM AS TERMAS DE CHAVES PARA SAÚDE E BEM-ESTAR EM 2024