A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebe, até 31 de março, duas exposições que exploram diferentes formas de expressão artística: uma mostra coletiva de telas inspiradas em filmes de animação e uma coleção de esculturas criadas a partir de troncos de madeira.

A exposição De Tela a Tela, Cineviagens reúne 53 obras de artistas nacionais e internacionais, explorando uma diversidade de técnicas e estilos. A iniciativa propõe um encontro entre a pintura e o cinema de animação, criando diálogos visuais que reinterpretam produções cinematográficas.

“A ossatura desta exposição radica no (meu) interesse em divulgar o cinema de animação de cunho autoral, os artistas plásticos que dialogaram com ele, e na interrogação radical que ancorou esta viagem pela Criação”, explica Elsa Cerqueira, curadora da exposição. A mostra reflete a ideia de transportar personagens, cenários e emoções do ecrã para a tela, explorando novas leituras artísticas.

Já Puro e Bruto, do artista plástico Fernando Barros, apresenta 17 esculturas esculpidas em madeira. Natural de Amarante, o autor inspira-se em mitologias locais e no ato instintivo da criação, transformando a matéria bruta em peças que evocam poesia e simbolismo.

As exposições, organizadas pela docente Olinda Santana e pela Pró-Reitoria para a Cultura e Serviços de Documentação, podem ser visitadas gratuitamente na Sala de Exposições e no átrio da Biblioteca da UTAD, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 17h00.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: UTAD

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Artigo anteriorULS DO NORDESTE LANÇA PROJETO DE TELECONSULTAS PARA REFORÇAR CUIDADOS DE SAÚDE
Próximo artigoBORREGO DA CHURRA DA TERRA QUENTE EM DESTAQUE NOS RESTAURANTES DE TORRE DE MONCORVO