Financiado com mais de 1,5 milhões de euros pelo PT2030, o projeto SUBSUS pretende desenvolver substratos sustentáveis sem turfa e extratos vegetais naturais para combater pragas, tornando a produção de plantas ornamentais mais ecológica e eficiente.

O projeto SUBSUS, financiado com mais de 1,5 milhões de euros pelo PT2030, quer tornar a produção de plantas ornamentais mais sustentável através do desenvolvimento de substratos sem turfa, criados a partir de resíduos agroindustriais e florestais. Além disso, propõe-se a criar extratos vegetais naturais como alternativa aos fitofármacos no combate a pragas e doenças.

A turfa, amplamente utilizada nos substratos convencionais, é um recurso finito cuja extração tem um forte impacto ambiental. Susana Araújo, coordenadora técnico-científica do MORE CoLAB, destaca a importância de encontrar alternativas viáveis: “O cultivo em substrato representa uma solução sustentável, mas as empresas do setor precisam de opções sem turfa para se manterem competitivas, especialmente em mercados de exportação onde o seu uso é proibido”.

Outra preocupação do setor é a elevada utilização de produtos químicos sintéticos. Alexandre Gonçalves, também coordenador no MORE CoLAB, sublinha a necessidade de soluções mais seguras: “Queremos desenvolver alternativas naturais, como extratos vegetais, para controlar pragas e fungos sem comprometer a segurança ambiental e humana”.

O SUBSUS conta com uma rede de parceiros, incluindo a Nutriaguiar (líder do consórcio), o Instituto Politécnico de Bragança, a Tree Flowers Solutions, a VIPOV e a Raiz da Terra. Atualmente, o consórcio está a identificar as matérias-primas e a definir as especificações técnicas dos produtos inovadores a desenvolver.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: MORE CoLAB

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorASSOCIAÇÃO DE MIRANDELA CELEBRA DIA DA MULHER COM JANTAR E PALESTRA
Próximo artigoJOÃO GONÇALVES RECANDIDATA-SE À CÂMARA MUNICIPAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES