A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) foi selecionada para o projeto europeu CLIMAAX, onde vai receber 190 mil euros para avaliar riscos climáticos e implementar estratégias de adaptação.

A CIMAT foi selecionada entre 263 candidatos. O projeto “CLIMAAX_AT”, teve início dia 1 de março, e tem duração de 22 meses. A iniciativa procura fortalecer a resiliência local por meio da capacitação, monitoramento de riscos e integração das avaliações climáticas nos Planos Municipais de Emergência. A participação no CLIMAAX garante acesso a financiamento, conhecimento técnico e redes europeias, permitindo melhor gestão de catástrofes e adaptação climática eficaz na região.

A participação no CLIMAAX reforça o compromisso da CIMAT e dos seus municípios na implementação de políticas públicas sustentáveis e na promoção da resiliência climática, e representa uma oportunidade não apenas de acesso a financiamento e conhecimento técnico especializado, mas também de consolidar uma abordagem integrada e colaborativa na gestão dos riscos climáticos, que é transversal a toda a Comunidade Europeia.

O projeto abre portas para que a região faça parte de uma rede mais ampla de iniciativas europeias de adaptação climática.

Jornalista: Micaela Costa

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
IMG_9798
Artigo anteriorEXPOSIÇÃO DE NADIR AFONÇO VAI INAUGURAR EM CHAVES
Próximo artigoVÍDEO. EMMY CURL: A VOZ QUE UNE TRADIÇÃO E MODERNIDADE CONQUISTA PRÉMIO JOSÉ AFONSO