As aldeias transmontanas de Paradela, no concelho de Miranda do Douro, e Urrós, no concelho de Mogadouro, estão em destaque na edição de 2025 do calendário do Grupo Driver, que ilustra localidades em risco de despovoamento na Península Ibérica.

O Grupo Driver, rede de oficinas especializadas em pneus e serviços rápidos de mecânica automóvel, lançou em Portugal um projeto inovador que pretende dar visibilidade a aldeias ameaçadas pela desertificação populacional e valorizar as comunidades que nelas resistem.

No âmbito desta iniciativa, o Grupo publica anualmente um calendário que promove doze localidades severamente afetadas pelo declínio populacional. Pela primeira vez, a edição de 2025 integra seis aldeias portuguesas, entre elas Paradela, em Miranda do Douro, no mês de abril, e Urrós, concelho de Mogadouro, em outubro.

O projeto, que há seis anos se dedicava apenas a comunidades espanholas sob o título “Calendário da Espanha Vazia”, passa agora a incluir também aldeias portuguesas. Esta expansão alinha-se com o posicionamento do Grupo Driver, que desde 2023 tem vindo a consolidar a sua presença em Portugal, onde conta atualmente com 16 oficinas distribuídas por várias regiões.

A edição de 2025 destaca, ao longo dos 12 meses, seis aldeias de Portugal e seis de Espanha, com o objetivo de dar a conhecer as suas histórias, tradições e o seu património rural. As aldeias portuguesas selecionadas foram Monsanto (Alcanena), Paradela (Miranda do Douro), Queiriga (Vila Nova de Paiva), Talasnal (Lousã), Urrós (Mogadouro) e Monsanto (Idanha-a-Nova). Já do lado espanhol figuram localidades como Gotarrendura (Ávila), Benatae (Jaén) e Tírvia (Lleida).

Inspirado no lendário Calendário Pirelli, parceiro oficial do Grupo Driver, o projeto pretende também impulsionar o turismo rural e alertar para o problema do despovoamento, que afeta cada vez mais o interior de Portugal. José Ramón Arnó, responsável do Grupo Driver, sublinha que “nesta sexta edição do Calendário decidimos incluir também municípios de Portugal, pois o país enfrenta desafios semelhantes de despovoamento. Queremos dar protagonismo a estas localidades e apoiar os seus habitantes, que são os verdadeiros guardiões das suas terras.”

Através do site oficial do projeto, é possível descarregar e imprimir o calendário, bem como candidatar outras localidades para futuras edições. Nas redes sociais, a iniciativa convida os utilizadores a partilhar imagens com a hashtag #CalendarioPortugalVazio.

O calendário procura, assim, não só sensibilizar para a preservação destas comunidades, como também incentivar novas formas de turismo e até o repovoamento de aldeias em risco de desaparecer.

Jornalista: Lara Torrado

Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorESTRADA ENTRE AMIEIRO E FRANZILHAL CORTADA DEVIDO À QUEDA DE ÁRVORE
Próximo artigoOPINIÃO. AFASIA: IGNORAR A REALIDADE NACIONAL É PERIGOSO