O parlamento espanhol aprovou o fim do estatuto de proteção do lobo-ibérico a norte do rio Douro, reabrindo a porta à sua caça após três anos de proibição.

O parlamento de Espanha aprovou esta quarta-feira a retirada do lobo-ibérico da lista de espécies protegidas nas regiões a norte do rio Douro. Com esta decisão, a caça ao animal volta a ser permitida nestas zonas.

A proposta partiu do Partido Popular e contou com o apoio do Vox, do Partido Nacionalista Basco e do Juntos pela Catalunha. Os partidos alegaram que os ataques a gado e os prejuízos para as comunidades rurais justificam o regresso da gestão cinegética da espécie.

A medida foi criticada pelo Partido Socialista e por várias associações ambientalistas, que acusam o parlamento de pôr em risco a conservação do lobo-ibérico. A WWF alertou para a possibilidade de “matanças indiscriminadas” e criticou a falta de estudos científicos que sustentem a decisão.

A nível europeu, a Comissão Europeia propôs recentemente uma alteração ao estatuto de proteção do lobo, permitindo uma maior flexibilidade na gestão da espécie pelos países da União Europeia.

Jornalista: Lara Torrado

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Alheiras Angelina
Artigo anteriorRAMPA PORCA DE MURÇA: FAMOSAS CURVAS PROMETEM O REGRESSO DE MUITA ADRENALINA
Próximo artigoBIBLIOTECA MUNICIPAL DE BRAGANÇA PROMOVE CONVERSA SOBRE O SONO COMO ESTILO DE VIDA