A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes Albuquerque, reuniu hoje em Lisboa com membros do Conselho Interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) para discutir a situação do setor vitivinícola na região Demarcada do Douro.

Na reunião foi anunciado pela governante a disponibilização de 3 milhões de euros provenientes dos saldos de gerência do IVDP para a criação de uma medida de armazenamento específica para o vinho do Porto denominada Reserva Qualitativa.

Esta medida visa minimizar os prejuízos do setor e os efeitos nos rendimentos dos produtores decorrentes da redução do consumo e da quebra de mercados devido à COVID-19.

“Este montante é o valor que temos disponível de imediato, de forma a que possamos trabalhar com o Conselho Interprofissional na construção da Reserva Qualitativa para o vinho do Porto,” afirmou Maria do Céu Antunes Albuquerque.

A titular da pasta da agricultura lembrou o conjunto de medidas específicas para o setor do vinho já adotadas, nomeadamente o adiantamento de pedidos de pagamento no valor de 4,33 milhões de euros para a promoção em países terceiros, bem como a flexibilização de medidas, como o prorrogação de prazos, elegibilidade de despesas relativas a eventos cancelados devido à pandemia e a não penalização por baixa execução financeira de projetos em 2020.

Recorde-se que este setor teve acesso às medidas transversais criadas pelo Governo como por exemplo olay-off simplificado, as linhas de créditos garantidas e o reforço dos seguros de crédito às exportações. Já em junho, o Ministério da Agricultura aprovou medidas de crise para o setor no valor de 15 milhões de euros, destinados à destilação de vinhos com Denominação de Origem ou Indicação Geográfica e ao apoio ao armazenamento de vinho em situação de crise. Foi também reforçada a dotação do último aviso para o Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha (VITIS) em 23,5 milhões euros, passando assim dos 50 para os 73,5 milhões de euros.

No decorrer da reunião de hoje a Ministra da Agricultura recordou que, especificamente quanto à região do Douro, estão previstos no orçamento do IVDP 2,06 milhões de euros para ações promocionais tanto nos mercados nacionais como internacionais.

Adicionalmente o Turismo de Portugal vai retomar, ainda este mês, a campanha de promoção do Enoturismo.

Apesar dos constrangimentos causados pela COVID-19 já se registam sinais positivos nas exportações de vinhos da região do Douro. Segundo o IVDP as exportações em junho, quando comparadas com o mesmo mês do ano anterior, crescerem 14,7% em quantidade e 13,5% em valor, para o caso do vinho do Porto, e de 19,4% em quantidade e 14,5% em valor, para o vinho do Douro.

Maria do Céu Antunes Albuquerque lembrou ainda que estão a ser avaliadas outras medidas pela Comissão Europeia e que o Governo português está atento às necessidades e evolução do setor.

Alheiras Angelina
banner canal n
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorMURÇA: ZONA RIBEIRINHA DA SOBREIRA VAI SER REABILITADA
Próximo artigoGOVERNO GARANTE QUE NÃO VAI CONGELAR CARREIRAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA