De 27 a 29 de outubro de 2025, Bragança será o centro das atenções no panorama europeu da inovação alimentar. O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) recebe a I International FoodTec Conference – Shaping the Future of Sustainable Food Ecosystems, um evento que promete moldar o futuro dos ecossistemas alimentares sustentáveis através da ciência, tecnologia e cooperação transfronteiriça.

A conferência, organizada no âmbito do projeto europeu Net4Food, apoiado pelo programa Interreg POCTEP, já lançou o seu apelo internacional, reunindo investigadores de renome, líderes da indústria alimentar e decisores políticos com vista ao planeamento estratégico e ao financiamento do setor.

“A conferência tem como objetivo criar uma rede de excelência para o setor alimentar na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal”, afirma Lillian Barros, investigadora principal do Centro de Investigação de Montanha (CIMO/IPB) e membro da comissão organizadora. Segundo a investigadora, o evento visa ainda “reforçar as capacidades científicas e tecnológicas da indústria alimentar, promover práticas sustentáveis e valorizar os recursos endógenos da região”.

O encontro é coorganizado pelo INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory, Universidade de Vigo, os clusters Portugal Foods e CLUSAGA, bem como os laboratórios colaborativos AquaValor e MORE CoLAB.

A FoodTec Conference está igualmente alinhada com a criação do futuro Iberian FoodTec Lab (IFL), um centro de referência internacional para a inovação tecnológica no setor. Durante os três dias de conferência, os participantes irão debater os principais desafios e oportunidades do setor, com destaque para a sustentabilidade, inovação e transferência de conhecimento.

Entre os temas em destaque estão as tecnologias alimentares inovadoras, as novas tendências nutricionais, a segurança e qualidade dos alimentos, o comportamento do consumidor, a digitalização e a evolução estratégica da cadeia alimentar. O evento incluirá também a apresentação dos mais recentes avanços do projeto Net4Food.

Bragança prepara-se assim para ser protagonista no caminho para um futuro alimentar mais sustentável, inovador e inclusivo.

Jornalista: Micaela Costa

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorOPINIÃO: EM NOME DO EMPREENDEDOR DE SONHOS …
Próximo artigoCENTENÁRIO DA VILA DE VIDAGO INSPIRA LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE PODER LOCAL