O município de Chaves vai comemorar o 51.º aniversário da Revolução dos Cravos com um programa diversificado e repleto de simbolismo, destinado a todos os cidadãos. As celebrações, que acontecem nesta sexta-feira, 25 de abril, incluem momentos protocolares, culturais e desportivos, com o objetivo de lembrar a importância da liberdade e da democracia conquistadas em 1974.

A programação terá início pelas 9h30, na Praça de Camões, com o tradicional Hastear da Bandeira Nacional, acompanhado da interpretação do Hino Nacional e da “Marcha de Chaves” pela Banda Musical da Torre de Ervededo e pelo Coro Infanto-Juvenil do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins. A cerimónia conta com uma guarda de honra formada pelas corporações de bombeiros e pelos grupos de escuteiros do concelho, marcando o início oficial das comemorações.

Às 10h00, será realizada a Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com intervenções que irão reforçar a relevância histórica do 25 de abril para a democracia portuguesa.

Ao longo do dia, as comemorações irão estender-se a diversas iniciativas abertas à comunidade. A Corrida da Liberdade, com início às 10h00 na Alameda de Trajano, convida todos a celebrar o exercício da cidadania através do desporto. Às 15h00, o Largo Tito Flávio Vespasiano será palco de um concerto filarmónico em despique, protagonizado pelas Bandas Musicais de Outeiro Seco e de Rebordondo. O encerramento das festividades acontece às 17h00, com o Sarau 25 de Abril, no Largo General Silveira, que reunirá arte, memória e emoção em uma celebração da liberdade.

Com estas atividades, o município de Chaves promove não só a recordação dos eventos históricos de 1974, mas também a participação cívica e a celebração da democracia, envolvendo a comunidade em um dia de união.

Jornalista: Micaela Costa

Slider