Entre os dias 29 de maio e 1 de junho, Carrazeda de Ansiães transforma-se num cenário medieval com a realização do Torneio e Mercado Medieval, um evento que alia tradição, desporto e animação cultural.
O destaque vai para o Torneio Medieval, nos dias 31 de maio e 1 de junho, no Castelo de Ansiães. Organizado em parceria com a equipa Portvcalle Combate Medieval, o torneio conta com a presença de equipas portuguesas e espanholas, que competem em diversas modalidades como Pro Fight, Espada Longa, Arma de Haste e combates em equipa (3×3 e 5×5). As lutas são reais, sem encenação, com armaduras de cerca de 40 quilos e roupas e armas adaptadas para garantir a segurança dos participantes, sendo que o impacto, por exemplo das espadas, pode corresponder a 20 quilos.
O município de Carrazeda de Ansiães aposta também na organização de oficinas e aulas de esgrima e tiro ao arco, permitindo aos mais novos e aos mais velhos ter uma primeira experiência com as lutas medievais e até experimentar as armaduras. O Torneio Medieval em combate real é o destaque neste evento, mas há muitas mais atividades, muitas delas que estimulam a participação de quem assiste.
Paralelamente, decorre na vila o Mercado Medieval, com animação permanente, oficinas pedagógicas, cortejo temático com forte participação escolar, e recriações de ofícios antigos. O evento inclui ainda uma exposição sobre tortura medieval, atuações musicais, ceias temáticas com música ao vivo e espaços como o acampamento civil e militar, onde os visitantes podem conhecer o quotidiano da época.

As noites ganham vida com concertos e espetáculos: Trasga e DJ Gaiteirinho animam a sexta-feira, enquanto Daniel Pereira Cristo e DJ Maryzka atuam no sábado. O evento arranca no dia 29 com uma ceia medieval no Largo de Santa Eufémia, abrindo oficialmente este mergulho na história e cultura da Idade Média.