O Município de Alijó vai realizar no próximo dia 30 de maio, a partir das 14h00, na Casa dos Noura, um seminário intitulado “Territórios sustentáveis: A compostagem”. A iniciativa visa sensibilizar para os benefícios da compostagem, apresentando várias sessões com especialistas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), bem como partilhar boas práticas e experiências locais na área.
O programa inclui uma visita ao compostor comunitário instalado na Vila de Alijó, proporcionando uma oportunidade de contacto direto com as soluções de gestão de resíduos orgânicos na comunidade.
A sessão de abertura está marcada para as 14h00, seguida de uma primeira palestra às 14h30 sobre “Os benefícios da compostagem para o Meio Ambiente”, conduzida por Emanuel Figueiredo, da Associação Revolução das Minhocas. Às 15h20, Maria Cristina Morais, da UTAD, abordará a “Produção de biofertilizantes a partir de resíduos da vinha e lamas de ETAR”, enquanto Marta Roboredo, também da UTAD, falará sobre a “Importância da utilização de vermi(compostados) na fertilidade do solo”, às 15h40.
Após uma pausa para café às 16h00, o programa prossegue com sessões dedicadas às boas práticas e experiências locais, incluindo exemplos de compostagem no Centro Escolar de Alijó, na implementação de compostagem comunitária no concelho e em instituições privadas, como a SCMA. A tarde termina com uma sessão de perguntas e respostas às 17h00 e o encerramento às 17h30.
Este evento pretende promover a adoção de práticas sustentáveis na gestão de resíduos orgânicos, contribuindo para a preservação do ambiente e o desenvolvimento sustentável da região.