A Biblioteca Municipal de Chaves vai acolher, a partir de quinta-feira, 29 de maio, pelas 11h30, uma nova “Mostra de Arte Popular”, iniciativa que presta homenagem ao talento e legado de Mário Valpaços, uma figura incontornável na preservação da arte tradicional transmontana.

Este novo espaço dedicado à arte popular visa celebrar a diversidade cultural da região através de obras de artesãos e criadores locais, mantendo vivas as tradições que moldam a identidade flaviense. Em destaque estará a obra de Mário Manuel de Jesus Valpaços, artista autodidata nascido em Chaves a 2 de dezembro de 1949, cuja criatividade se manifesta em múltiplas expressões artísticas.

Mário Valpaços começou a sua carreira artística em 1977 com a construção da sua primeira miniatura arquitetónica. Desde então, o seu portefólio cresceu significativamente, contando atualmente com mais de 80 réplicas de edifícios e quarteirões da cidade de Chaves, bem como 40 bustos que imortalizam figuras históricas e contemporâneas, tanto flavienses como nacionais.

Para além da escultura e miniaturismo, Valpaços destaca-se também na música, poesia e equilibrismo. Entre as suas publicações literárias estão obras como “Poesia de Mário Valpaços”, “Eu Poeta, eu miniaturista” e os volumes “Escrita com caneta de pau”. O seu trabalho multifacetado tem vindo a ser apresentado ao público desde 2004, em exposições individuais e coletivas.

A mostra, promovida pelo Município de Chaves, tem entrada livre e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 13h00 e das 14h00 às 18h30, e aos sábados das 09h30 às 13h00.

Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Design sem nome (5)
Artigo anteriorMACEDO DE CAVALEIROS COMEMORA SEMANA EUROPEIA DE GEOPARQUES E INAUGURA MUSEU DOS TEMPLÁRIOS
Próximo artigoCHOCALHOS TRANSMONTANOS ECOAM NO JAPÃO COM A PRESENÇA DOS CARETOS NA EXPO MUNDIAL DE OSAKA