A Biblioteca Municipal de Chaves vai acolher, a partir de quinta-feira, 29 de maio, pelas 11h30, uma nova “Mostra de Arte Popular”, iniciativa que presta homenagem ao talento e legado de Mário Valpaços, uma figura incontornável na preservação da arte tradicional transmontana.

Este novo espaço dedicado à arte popular visa celebrar a diversidade cultural da região através de obras de artesãos e criadores locais, mantendo vivas as tradições que moldam a identidade flaviense. Em destaque estará a obra de Mário Manuel de Jesus Valpaços, artista autodidata nascido em Chaves a 2 de dezembro de 1949, cuja criatividade se manifesta em múltiplas expressões artísticas.

Mário Valpaços começou a sua carreira artística em 1977 com a construção da sua primeira miniatura arquitetónica. Desde então, o seu portefólio cresceu significativamente, contando atualmente com mais de 80 réplicas de edifícios e quarteirões da cidade de Chaves, bem como 40 bustos que imortalizam figuras históricas e contemporâneas, tanto flavienses como nacionais.

Para além da escultura e miniaturismo, Valpaços destaca-se também na música, poesia e equilibrismo. Entre as suas publicações literárias estão obras como “Poesia de Mário Valpaços”, “Eu Poeta, eu miniaturista” e os volumes “Escrita com caneta de pau”. O seu trabalho multifacetado tem vindo a ser apresentado ao público desde 2004, em exposições individuais e coletivas.

A mostra, promovida pelo Município de Chaves, tem entrada livre e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 13h00 e das 14h00 às 18h30, e aos sábados das 09h30 às 13h00.

Slider