O Município de Boticas e o Regimento de Infantaria Nº 19 (RI 19), sediado em Chaves, renovaram o protocolo de colaboração para a vigilância florestal do concelho durante o verão, reforçando a cooperação no combate à prevenção de incêndios.

A assinatura do acordo decorreu entre o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, e o Comandante do RI 19, Coronel Manuel Mendes Cavaco, e marca a continuidade de uma parceria iniciada em 2018. O protocolo prevê o patrulhamento da floresta entre julho e setembro, período considerado de maior risco de incêndios, com o objetivo de prevenir ocorrências, proteger o património natural e salvaguardar a segurança das populações.

As ações de vigilância arrancam a 1 de julho, com circuitos previamente definidos, e serão executadas por militares do RI 19, sob coordenação das estruturas da Proteção Civil Municipal. Esta colaboração entre o Exército e o Município tem-se revelado eficaz na diminuição do número de ignições e na promoção de uma resposta mais célere e articulada.

Este protocolo assume ainda um significado simbólico adicional, pois foi o último assinado por Fernando Queiroga enquanto presidente da Câmara de Boticas, antes de assumir funções como deputado eleito pela Aliança Democrática (AD) no distrito de Vila Real, após as mais recentes eleições legislativas.

A renovação deste acordo evidencia o empenho das entidades envolvidas na proteção do território e na gestão sustentável da floresta, mantendo um modelo de cooperação exemplar entre autarquias e forças militares.

A Redação,
Foto: DR

Alheiras Angelina
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorBOTICAS VAI REQUALIFICAR ZONA ENVOLVENTE AO RIBEIRO DO FONTÃO COM INVESTIMENTO SUPERIOR A 160 MIL EUROS
Próximo artigoCHAVES APRESENTA CATÁLOGO DO CICLO “OS NOSSOS ARTISTAS” NUMA CELEBRAÇÃO DA CRIAÇÃO LOCAL