As celebrações da elevação da vila Mogadouro à categoria de cidade, comemoram-se no domingo, dia 1 de junho, com uma Sessão Solene que decorrerá na Alameda de Nossa Senhora do Caminho. O evento contará com a presença das entidades locais, regionais e nacionais. No local estarão também os milhares de mogadourenses para celebrar este feito histórico.

A recente elevação foi conseguida através do Projeto de Lei 503/XVI/1.ª, aprovado por unanimidade pelo Plenário da Assembleia da República no dia 13 de março de 2025. Destaca-se o papel do deputado Hugo Soares, como primeiro subscritor, e da sua defensora Deputada Dulcineia Catarina Moura. Ambos marcarão presença na celebração, acompanhados pelo presidente da CCDR-N, António Cunha. O governo será representado pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Rodrigues Regalado.

A elevação foi um projeto anunciado pelo presidente da Câmara Municipal, António Pimentel, em julho de 2022. Apesar de reconhecer a povoação poderia não ser elegível para essa reclassificação territorial devido à demografia, cujos números não atingem o limite mínimo referido na Lei aplicável, o autarca de Mogadouro não hesitou em avançar com esta iniciativa, certo de que Mogadouro poderia ser elegível a cidade pelos critérios excecionais, uma vez que reúne razões de relevância histórica e cultural e todos os equipamentos públicos e privados necessários elencados na referida Lei.

Este é um feito histórico que marca a força de vontade, de quem lutou por este marco, a ser celebrado no próximo domingo.

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorMOSTRA DE ARTE POPULAR COM MÁRIO VALPAÇOS INAUGURADA EM CHAVES
Próximo artigoVINHAIS: NOITE DE COMÉDIA ESGOTA AUDITÓRIO E ARRANCA GARGAHADAS NO SOLAR DOS CONDES