O município de Vila Real marcou presença no X Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), que decorreu em Santo Tirso, sob o lema “Territórios Inteligentes: inovação, inclusão e sustentabilidade”.

O evento reuniu cerca de 150 participantes, entre os quais representantes de 46 municípios portugueses, uma universidade e um representante da cidade de São Paulo, Brasil, reforçando o compromisso das cidades educadoras com políticas públicas focadas na educação, inclusão e desenvolvimento sustentável.
Durante três dias de trabalhos, o congresso promoveu a reflexão e o debate em torno de alguns eixos fundamentais, como territórios inteligentes, com foco na humanização e inclusão, a valorização da cultura local como motor de inovação, Economia Eco-Digital e Sustentabilidade, e práticas inovadoras, inclusivas e sustentáveis, que encaram a cidade como um ecossistema educativo dinâmico.
Vila Real integrou o programa oficial com a apresentação da iniciativa “Para Cá do Marão, Planeta São! – Ponto de Recolha Têxtil”, um projeto que despertou grande interesse nos participantes.
A iniciativa visa alinhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 com ações concretas de sustentabilidade ambiental, promovendo boas práticas na gestão de resíduos têxteis e a sensibilização da comunidade para o consumo responsável.
A participação neste evento reforça o papel ativo de Vila Real na construção de territórios mais inteligentes, sustentáveis e inclusivos, onde a educação é entendida como um pilar essencial do desenvolvimento local.

Jornalista: Mafalda Morais

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Artigo anteriorJÁ ABRIRAM AS PISCINAS AO AR LIVRE DE VILA FLOR
Próximo artigoVÍDEO: CRIATIVIDADE JOVEM EM DESTAQUE NO CONCURSO “JUNTO À TERRA-TUA”