A Volta a Portugal em Bicicleta regressa hoje à estrada com um prólogo na cidade da Maia, marcando o início da 86ª edição daquela que é considerada a grande festa do ciclismo nacional. Ao longo de quase duas semanas, mais de uma centena de ciclistas irão percorrer aproximadamente 1600 quilómetros em várias etapas pelo país.
Como tem sido habitual, Trás-os-Montes volta a integrar o percurso da prova. A terceira etapa, agendada para os próximos dias, vai ligar Boticas a Bragança numa distância de 185,2 km. Já a quarta etapa, marcada para 10 de agosto, parte de Bragança e termina em Mondim de Basto, junto ao icónico alto da Senhora da Graça, totalizando 182,9 km. Esta tirada terá passagem por localidades como Lordelo e Vila Real, com a partida prevista para as 12h15 e chegada às 17h18.
O diretor da prova, Joaquim Gomes, sublinha que a Volta a Portugal continua a ser o grande momento do ciclismo no país e destaca a importância da continuidade da passagem da corrida por Trás-os-Montes, região que acolhe a competição com entusiasmo ano após ano.
Nesta edição participam 15 equipas, das quais nove são portuguesas e seis estrangeiras, prometendo uma competição renhida e emocionante até ao final, no dia 17 de agosto.
Jornalista: Vitória Botelho