Esta quarta-feira, em Lisboa, a região transmontana esteve representada na cerimónia de entrega dos Prémios Literários Guerra Junqueiro Lusofonia – Guiné-Bissau (edição 2024) e Cabo Verde (edição 2023). O evento decorreu ao final da tarde, na Associação Cabo Verdiana, contando com a presença de Ana Luísa Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, em representação do Executivo Autárquico.

Ana Luís Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta , acompanhada de Avelina Ferraz, Curadora do Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia, por Dulcineia Sousa, Presidente da Associação Cabo Verdiana e os demais escritores e figuras de destaque cabo verdianas e guineenses.

Foram distinguidos os escritores Emilio Tavares Lima (Guiné-Bissau, edição 2024) e Daniel Medina (Cabo Verde, edição 2023), cujas obras são exemplares nos valores promovidos por este prémio literário de cariz lusófono e humanista, com raízes transmontanas.

Aquando da sua intervenção, a Vice-Presidente deu destaque à figura de Guerra Junqueiro, natural de Freixo de Espada à Cinta, sublinhando a importância de manter viva a sua memória, bem como o papel do prémio na valorização da língua portuguesa e no fortalecimento dos laços culturais entre os países de expressão portuguesa.

O Município de Freixo de Espada à Cinta endereçou, mais uma vez, felicitações aos autores premiados, desejando que este reconhecimento os incentive a continuar a sua missão literária.

O Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia continua, assim, a ser uma ponte de união entre os povos da lusofonia, com Trás-os-Montes no coração do Projeto.

Jornalista: Luís Lopes
Fotos: CM Freixo de Espada à Cinta

IMG_9798
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorINCÊNDIO DEFLAGRA NO ALVÃO E MOBILIZA MAIS DE 150 OPERACIONAIS
Próximo artigoPISCINA DA MARAVILHA REABRE AMANHÃ