Esta quarta-feira, em Lisboa, a região transmontana esteve representada na cerimónia de entrega dos Prémios Literários Guerra Junqueiro Lusofonia – Guiné-Bissau (edição 2024) e Cabo Verde (edição 2023). O evento decorreu ao final da tarde, na Associação Cabo Verdiana, contando com a presença de Ana Luísa Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, em representação do Executivo Autárquico.
Ana Luís Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta , acompanhada de Avelina Ferraz, Curadora do Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia, por Dulcineia Sousa, Presidente da Associação Cabo Verdiana e os demais escritores e figuras de destaque cabo verdianas e guineenses.
Foram distinguidos os escritores Emilio Tavares Lima (Guiné-Bissau, edição 2024) e Daniel Medina (Cabo Verde, edição 2023), cujas obras são exemplares nos valores promovidos por este prémio literário de cariz lusófono e humanista, com raízes transmontanas.
Aquando da sua intervenção, a Vice-Presidente deu destaque à figura de Guerra Junqueiro, natural de Freixo de Espada à Cinta, sublinhando a importância de manter viva a sua memória, bem como o papel do prémio na valorização da língua portuguesa e no fortalecimento dos laços culturais entre os países de expressão portuguesa.
O Município de Freixo de Espada à Cinta endereçou, mais uma vez, felicitações aos autores premiados, desejando que este reconhecimento os incentive a continuar a sua missão literária.
O Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia continua, assim, a ser uma ponte de união entre os povos da lusofonia, com Trás-os-Montes no coração do Projeto.
Jornalista: Luís Lopes
Fotos: CM Freixo de Espada à Cinta