Foi inaugurada, no sábado 9 de agosto, a 12.ª edição da Bienal do Douro, numa cerimónia que teve lugar no Auditório Municipal do Peso da Régua. O evento, com curadoria de Nuno Canelas, arrancou oficialmente com a presença de Maria José Lacerda, Vice-Presidente da Câmara Municipal, e Artur Andrade, Presidente da Assembleia Municipal, que destacaram a relevância da iniciativa enquanto marco de referência na área da gravura e das artes gráficas.
Reunindo obras de dezenas de artistas de diferentes países, a Bienal apresenta uma diversidade de estilos e técnicas, desde as abordagens mais clássicas da gravura até às mais inovadoras expressões digitais. Esta multiplicidade não só reflete a vitalidade do evento como sublinha a sua capacidade de adaptação e reinvenção ao longo do tempo.
A exposição estará patente ao público até 31 de outubro de 2025, com vários núcleos expositivos distribuídos pela região do Douro. Esta descentralização reforça o posicionamento do território como um destino cultural de excelência, aliado à valorização do património artístico e criativo.
Mais do que uma mostra de arte, a Bienal do Douro afirma-se, nesta edição, como um espaço de diálogo e reflexão sobre o presente e o futuro da gravura no contexto artístico contemporâneo.
Jornalista: Vitória Botelho
Fotos: CM Peso da Régua


