O incêndio que deflagrou na noite de 2 de agosto, na zona de Sirarelhos, freguesia de Vila Real, Vila Real, Pena, Quintã e Vila Cova, continua esta terça-feira (12) em curso, completando já 10 dias consecutivos de combate às chamas que consomem áreas de mato na Serra do Alvão. De acordo com a Proteção Civil, às 16h00 desta tarde estão mobilizados 367 operacionais, apoiados por 124 meios terrestres e 5 meios aéreos, numa operação de grande escala que tem sido marcada por reativações e mudanças constantes no estado do fogo.

A área afetada apresenta condições meteorológicas desafiantes para o combate ás chamas. Temperatura de 28,7°C, vento moderado de noroeste com rajadas a quase 15 km/h, humidade relativa baixa (34%) e céu com nuvens quebradas. Estes fatores dificultam a contenção das frentes de incêndio, especialmente em zonas de relevo acentuado.

O fogo, que já passou por várias fases de resolução e reativação desde o seu início, voltou a ganhar intensidade no dia 11, regressando à fase de “em curso” após um breve período em que esteve “em resolução”.

As autoridades continuam a apelar à população para que evite deslocações desnecessárias à zona afetada e reforçam que os trabalhos de combate se concentram na proteção de habitações e na salvaguarda da Serra do Alvão, um importante património natural da região.

Jornalista: Vitória Botelho

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorINCÊNDIO EM ÁREA DE MATO MOBILIZA OPERACIONAIS EM MONDIM DE BASTO
Próximo artigoFESTIVAL DE TEATRO DE RUA REGRESSA AO LARGO GENERAL SILVEIRA PARA TRÊS DIAS DE ESPETÁCULOS