Catarina Dias, natural da aldeia de Gralhós na freguesia de Chã, no concelho de Montalegre, assegurou esta terça-feira, 12 de agosto, a qualificação para as meias-finais de kickboxing nos Jogos Mundiais Chengdu 2025, que decorrem na China. A atleta do Barroso foi a última representante portuguesa a entrar em ação nos quartos-de-final da categoria de 70 kg, onde venceu de forma convincente a brasileira Carolina Sousa Santos, por 3-0.
O próximo desafio de Catarina Dias acontece já esta quarta-feira, pelas 13h15 (hora local), frente à filipina Hergie Bacyadan, num combate que decidirá o acesso à final da competição.
Os Jogos Mundiais tiveram início a 7 de agosto, com uma cerimónia de abertura que marcou o arranque da 12.ª edição do evento, e prolongam-se até 17 de agosto. A edição de 2025 conta com a participação de cerca de quatro mil atletas, em representação de 110 países.
A Equipa Portugal é composta por 56 atletas distribuídos por onze modalidades, entre as quais o kickboxing, disciplina que integra, nesta edição, os nomes de Catarina Dias, Iúri Fernandes, o atleta luso cabo-verdiano e Sofia Oliveira, de Vila Nova de Famalicão.
O kickboxing, que combina técnicas de murros e pontapés em combates de três assaltos de dois minutos, foi incluído pela primeira vez nos Jogos Mundiais em 2017 como modalidade por convite. Desde a edição de Birmingham 2022, integra oficialmente o programa competitivo do evento.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: Fight News Portugal