O incêndio que começou a 2 de agosto em Sirarelhos, no concelho de Vila Real, e que se estendeu pela serra do Alvão até ao município de Mondim de Basto, foi dado como estando em fase de resolução na quarta-feira, 13 de agosto, pelas 19h48, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O fogo, que chegou a estar em fase de conclusão mas sofreu duas reativações no último fim de semana, foi combatido em condições consideradas extremas, devido ao calor intenso, ao vento, à baixa humidade e à orografia acidentada da serra. As operações de rescaldo vão continuar nos próximos dias, com especial atenção a possíveis “fumarolas” e novas reativações, já que as previsões meteorológicas apontam para temperaturas acima dos 36 °C, vento e noites secas.
O comandante das operações sublinhou que o trabalho agora será minucioso, exigindo ações a pé devido ao terreno escarpado, e que os meios não serão desmobilizados de imediato, mantendo-se uma capacidade de resposta rápida a qualquer eventual foco.
Foi ainda deixado um apelo à população para que se mantenha vigilante, evitando comportamentos de risco nas zonas florestais, denunciando qualquer atividade suspeita e cumprindo integralmente as regras impostas pelo Governo no âmbito da situação de alerta, que incluem a proibição do uso de fogo, a suspensão de trabalhos com máquinas que possam provocar faíscas e a limitação do acesso a áreas florestais particularmente sensíveis.
De acordo com a ANEPC, na manhã desta quinta-feira, 14 de agosto, o incêndio ainda mobiliza 260 operacionais e 90 viaturas no terreno.
Jornalista: Vitória Botelho