Fogo deflagrou na freguesia de Poiares e avança em direção a Martim Tirado e Macieirinha. Autarca critica demora na resposta dos meios aéreos.
Um incêndio florestal de grandes proporções que teve início esta tarde na freguesia de Poiares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, obrigou à evacuação preventiva das populações dos lugares de Martim Tirado e Macieirinha. A decisão foi tomada pelas autoridades como medida de precaução, uma vez que o fogo se aproxima perigosamente destas localidades.
No terreno encontram-se 274 operacionais, apoiados por 89 viaturas, no combate às chamas. No entanto, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, mostrou-se indignado com a falta de resposta célere dos meios de apoio aéreo. “A segurança das pessoas vai estar sempre em primeiro lugar, e é vergonhoso que esteja desde as 14 horas a pedir meios aéreos sem qualquer resposta oficial. Necessitamos também de mais meios terrestres”, afirmou o autarca, visivelmente revoltado.
Segundo Nuno Ferreira, o contacto com o Secretário de Estado só aconteceu várias horas depois de um primeiro apelo. “Liguei ao Sr. Secretário de Estado e só seis horas depois me devolveu a chamada, porque dizia ter estado numa reunião”, acrescentou.
Face à gravidade da situação, as festividades em honra de Nossa Senhora dos Montes de Ermos foram canceladas por decisão do município. A prioridade, sublinhou o presidente, “é garantir a segurança de todos os munícipes”.
As autoridades continuam a monitorizar o avanço das chamas, com o dispositivo de combate a ser reforçado progressivamente. A Proteção Civil apela à população para que siga todas as indicações e se mantenha afastada das zonas de perigo.
A Redação,
Fotos: DR