Portugal recebe ajuda internacional no combate aos incêndios: Suécia envia aviões Fire Boss.
Portugal vai receber, no próximo domingo, uma parelha de aviões Fire Boss enviada pela Suécia, no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, ativado pelo governo português face à intensidade dos incêndios que afetam várias regiões do país.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) confirmou esta sexta-feira que o pedido de apoio internacional estará em vigor até à próxima segunda-feira, 18 de agosto. O objetivo é reforçar os meios aéreos de combate aos fogos, numa altura em que as temperaturas elevadas e o vento têm dificultado os trabalhos de extinção.
Além dos dois Fire Boss suecos, está também confirmado o envio de quatro aviões Canadair, que irão reforçar a capacidade de resposta nacional. A estes junta-se ainda a colaboração de Marrocos, que já tinha enviado duas aeronaves Canadair e que, segundo a ANEPC, permanecerão em território português pelo menos até dia 18.
Este reforço internacional surge numa fase crítica da época de incêndios, com várias frentes ativas em diferentes pontos do país e recursos nacionais sob pressão.
A Redação,
Foto: DR