O Instituto da Segurança Social afirmou este domingo que o Lar Bom Samaritano, em Mirandela, onde um incêndio provocou a morte de seis idosos na manhã de sábado, estava em conformidade com as normas legais em vigor e não apresentava, até ao momento, falhas de segurança identificadas.
Segundo uma nota oficial a que o Canal N teve acesso, a Segurança Social garante que o equipamento social “cumpria o plano de segurança exigido por lei”, com base nos elementos recolhidos até agora pelos serviços competentes.
Ainda de acordo com o mesmo comunicado, uma ronda aos quartos da unidade foi realizada apenas “dez minutos antes” de ser detetado o incêndio, por parte dos técnicos responsáveis. No entanto, não foi ainda divulgada a data da última inspeção formal realizada pela Segurança Social ao lar em questão.
O Centro Distrital de Bragança da Segurança Social encontra-se a acompanhar de perto a situação, em articulação com a Câmara Municipal de Mirandela, autoridades de saúde e forças policiais, garantindo apoio direto às famílias das vítimas e aos restantes utentes, incluindo durante o processo de realojamento.
Cinco pessoas continuam internadas, uma delas em estado mais grave, na unidade de cuidados intensivos do Hospital de Bragança, e quatro no Hospital de Mirandela. Entretanto, 20 dos idosos que também receberam assistência médica já tiveram alta hospitalar.
As causas do incêndio continuam a ser investigadas.
A Redação,
Fotos: DR

