Carrazeda de Ansiães prepara-se para receber, de 29 a 31 de agosto, a tradicional Feira da Maçã, Vinho e Azeite, que este ano regressa sob o lema “Celebremos ao sabor do que é nosso”. O evento, que combina a promoção dos principais produtos locais com uma grande festa popular, contará com atuações de destaque, incluindo os Xutos & Pontapés, DAMA e João Pedro Pais.
Segundo a autarquia, a feira visa não só promover os três produtos âncora do concelho, maçã, vinho e azeite, mas também afirmar-se como uma das maiores festividades da região. “Este é um evento que junta a tradição e a modernidade, celebrando os sabores únicos da nossa terra ao som de grandes nomes da música portuguesa”, pode ler-se na nota de imprensa divulgada pela autarquia.
Além dos concertos principais, o programa contempla animação noturna com DJs, como os Cromos da Noite no primeiro dia e o DJ Berto Boss, que promete o espetáculo “Forever 80’s” no dia 30. A música continua com as “after hours” onde se prolonga a diversão pela madrugada, atraindo especialmente os mais jovens.
A feira reúne 120 expositores, que além dos produtos principais, apresentam artesanato e iguarias regionais, como frutos secos, mel, folares, queijos e enchidos, entre tantos outros sabores da identidade regional. “Os visitantes poderão degustar a gastronomia local numa zona coberta com esplanada e vista para o palco principal”, destaca a organização.
A programação cultural inclui ainda um cortejo etnográfico, atuações de grupos locais e arruadas pelas ruas da vila, fortalecendo a ligação à identidade e tradições locais. No domingo, dia da festa da vila, realiza-se a tradicional procissão dos oragos concelhios, após a eucaristia na Igreja Matriz.
O peso económico dos produtos em destaque é significativo. A maçã, em destaque, é produzida em grande escala no Planalto de Ansiães, a 800 metros de altitude, onde as condições climáticas proporcionam uma fruta de qualidade excecional. “Carrazeda de Ansiães é o maior produtor de maçã da região de Trás-os-Montes, com uma produção anual entre 25 a 30 mil toneladas”, explica a autarquia.
O concelho também destaca a produção vitivinícola, com 2800 hectares de vinhas que produzem vinhos DOC e vinho do Porto de renome. Quanto ao azeite, os 1920 hectares de olivais cultivados manualmente conferem um produto único, refletindo a identidade da região.
Com três dias de festa, cultura, gastronomia e música, a Feira da Maçã, Vinho e Azeite promete atrair milhares de visitantes e valorizar o que de melhor se produz e consome em Carrazeda de Ansiães.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CM Carrazeda de Ansiães
