O presidente da Junta de Freguesia de Frechas, no concelho de Mirandela, pediu às autoridades a declaração de calamidade pública para o território, na sequência do incêndio que, no domingo, devastou parte significativa da freguesia.

Num comunicado enviado ao Canal N, José Carlos Teixeira dirigiu-se ao presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Vítor Correia, solicitando que seja formalizado junto do Governo da República o pedido de reconhecimento urgente da situação de calamidade.

“Os prejuízos registados afetam de forma significativa a população, o património e as atividades económicas locais, pondo em causa o bem-estar e a segurança dos fregueses, bem como a continuidade da vida comunitária e produtiva”, afirma o autarca.

O presidente da Junta sublinha ainda que este pedido é fundamental para garantir apoios imediatos às populações e mecanismos de resposta adequados à dimensão da tragédia.
“Solicitamos à Câmara Municipal de Mirandela que promova, junto do Governo da República, a formalização do pedido de declaração de calamidade para esta freguesia, assegurando que sejam mobilizados os apoios e mecanismos legais de resposta que a situação exige”, reforça José Carlos Teixeira.

O fogo que lavrou em Frechas no domingo deixou rasto de destruição em terrenos agrícolas e florestais, atingindo também infraestruturas essenciais à comunidade. A Junta de Freguesia considera, por isso, “urgente o reconhecimento da situação”, de forma a salvaguardar a vida da população e apoiar a recuperação da freguesia.

A Redação,
Foto: DR

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorINCÊNDIO EM VILAR DE PERDIZES CRESCE E APROXIMA-SE DAS POVOAÇÕES