Perante os danos causados pelos recentes incêndios florestais, a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha lançou um apelo urgente aos produtores de castanha, numa tentativa de mitigar os efeitos do fogo sobre os soutos e recuperar as árvores afetadas.

“Vamos tentar ajudar os nossos castanheiros a recuperar. Poderá nem tudo estar perdido”, refere a comunicação enviada aos associados, na qual se sublinha a capacidade de resiliência do castanheiro ao fogo. Segundo a RefCast, esta espécie apresenta uma “grande capacidade de rebentação de touça”, o que pode ser determinante para salvar árvores jovens sem necessidade de replantação.

Nos castanheiros adultos, com copas mais altas, a associação acredita que os danos podem ter-se limitado à folhagem e ramos mais novos. Além disso, lembra que o souto, enquanto ecossistema, reduz naturalmente a intensidade do fogo no seu interior, o que poderá ter protegido muitas árvores.

Contudo, a RefCast admite que “infelizmente, a produção deste ano está perdida”. A prioridade agora é estimular o crescimento das árvores afetadas, com uma ação imediata no terreno. A associação recomenda dois passos fundamentais: Regar abundantemente debaixo da copa de cada castanheiro, sem deixar que a água escorra para os vizinhos e Aplicar 300 gramas de Nitrolusal 20,5% (adubo azotado) por castanheiro adulto.

    A ação rápida e coordenada poderá fazer a diferença entre perder ou salvar milhares de castanheiros em Portugal. O apelo final da RefCast é claro: “Não podemos desistir!”. Este esforço poderá ser decisivo para preservar os soutos portugueses, não só pela sua importância económica, mas também pelo seu valor ambiental e cultural.

    Jornalista: Vitória Botelho

    banner canal n
    Alheiras Angelina
    Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
    Banner Elisabete Fiseoterapia
    Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
    Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
    Design sem nome (5)
    IMG_9798
    Artigo anteriorIDOSO FERIDO EM INCÊNDIO NO LAR DE MIRANDELA JÁ SAIU DOS CUIDADOS INTENSIVOS
    Próximo artigoCÂMARA DE CHAVES REVÊ APOIOS À APICULTURA E ABRE PERÍODO DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA