A Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD), com sede em Mirandela, está a colaborar ativamente com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) no sentido de pressionar o Governo a implementar medidas urgentes de apoio aos agricultores afetados pelos incêndios que têm devastado a região. No âmbito deste esforço conjunto, a APPITAD apelou hoje ao preenchimento da declaração de prejuízos disponibilizada pela CCDR-Norte.
No comunicado, a APPITAD expressa o “pesar pelos trágicos acontecimentos derivados dos incêndios que têm assolado a nossa região” e reforça a importância de se encontrarem “soluções céleres e eficazes que permitam mitigar os elevados prejuízos nas explorações”.
A associação sublinha que é essencial que os agricultores preencham a declaração de prejuízos, acessível através do portal da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), no seguinte link: https://geoportal.drapnorte.gov.pt/portaldrapn/apps/sites/#/agricultura-com-norte/feedback/surveys/b0cbd009b209418194818ffbdd7f1c5a/explore. “Apelamos ao preenchimento desta declaração de prejuízos por forma a ser efetuada uma avaliação real dos danos provocados pelos incêndios”, refere a APPITAD, que se disponibiliza também para prestar apoio direto aos agricultores no processo de preenchimento da documentação.
Os incêndios rurais que têm atingido o Nordeste Transmontano nas últimas semanas causaram já danos em explorações agrícolas, pomares e zonas florestais, colocando em risco meios de subsistência e a sustentabilidade da região.
Jornalista: Vitória Botelho