Depois de dias marcados pela devastação das chamas, que deixaram rasto de destruição em várias freguesias de Trás-os-Montes, chega agora um primeiro passo para apoiar quem viu o fruto de anos de trabalho reduzido a cinzas.

As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) anunciaram os procedimentos para que os agricultores afetados pelos incêndios possam declarar oficialmente os prejuízos sofridos.

Na região Norte, o processo será feito através do formulário disponível no portal da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP Norte), acessível em geoportal.drapnorte.gov.pt.

Paralelamente, a CCDR informou que já foram contactados os Municípios, que estão no terreno a recolher informações com o apoio das Juntas de Freguesia, para garantir um levantamento rigoroso das perdas em olivais, soutos, vinhas, apiários e outras produções que sustentam a economia local e a vida de centenas de famílias.

Este processo permitirá a submissão posterior de candidaturas a apoios, um mecanismo essencial para mitigar os impactos de uma catástrofe que tem atingido de forma particularmente dura os agricultores transmontanos.

Com esta medida, pretende-se não apenas dar resposta imediata às perdas, mas também lançar um alerta à comunidade agrícola: é urgente que cada produtor registe os danos sofridos para que as entidades competentes possam agir em tempo útil.

Para uma região tantas vezes posta à prova pelo fogo, este é mais um teste à sua resiliência. Cabe agora a todos, agricultores, autarquias e instituições, unir esforços para transformar as cinzas em esperança.

A Redação,
Foto: DR

IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
Artigo anteriorBRAGANÇA ACOLHE I ENCONTRO INTERMUNICIPAL DE BIBLIOTECAS TRANSMONTANAS
Próximo artigoINCÊNDIO EM CHAVES REACENDE COM FORÇA E LANÇA NOITE DIFÍCIL PARA OS BOMBEIROS