Resultante de uma parceria estratégica entre o grupo Terra Quente saúde, a Câmara Municipal de Foz Côa e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Foz Côa, a partir do dia 1 de Setembro, o Município contará com uma unidade de saúde especializada, no edifício do antigo hospital, cedido a este projeto, ao abrigo de um contrato de arrendamento.
Esta nova unidade tem como principal objetivo, a missão de aproximar os cuidados de saúde diferenciados à população do interior, garantindo qualidade e continuidade de cuidados, funcionando como uma extensão dos Hospitais Terra Quente de Mirandela, Bragança e Chaves.
Esta unidade dispõe de serviços de enfermagem, posto de colheitas e consultas de especialidade, com a possibilidade de realizar exames complementares de diagnóstico durante a própria consulta. Cardiologia, Dermatologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Reumatologia, Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna, são algumas das especialidades médicas disponíveis.
De salientar que esta não é uma unidade hospitalar, mas sim um polo de proximidade, projetado para facilitar o acesso a cuidados especializados sem que os utentes tenham de se deslocar a grandes distâncias.
Está também prevista a abertura de mais um polo em Mogadouro, reforçando o compromisso do grupo Terra Quente Saúde com a descentralização e o reforço da prestação de cuidados no interior do país.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: Terra Quente Saúde