No próximo domingo, dia 24 de agosto, Lamego volta a ser palco de um dos momentos mais emblemáticos das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios: o tradicional Cortejo Etnográfico. Organizado pelo Município de Lamego em colaboração com o Rancho Regional de Fafel, o evento promete celebrar a riqueza cultural e etnográfica da região, através de um desfile que envolve mais de 500 figurantes e 17 carros alegóricos temáticos, três deles puxados por juntas de bois.

Este ano, o cortejo adota o tema “Da Serra ao Douro”, destacando cenas do quotidiano rural e atividades ancestrais, como o Ciclo dos Cereais, da Lã e do Linho, além de profissões antigas, a produção de vinho e azeite, casamentos tradicionais, romarias e até os icónicos Caretos de Lazarim. Uma das novidades desta edição será a inclusão de um rebanho, que promete reforçar a autenticidade da recriação histórica.

Cerca de 20 grupos e ranchos folclóricos oriundos de várias localidades do Douro animarão o percurso com músicas, danças populares e o vibrar dos bombos em despique, criando uma atmosfera festiva e profundamente enraizada na identidade local.

O desfile começa às 16h00 e percorre várias artérias da cidade: Avenida Padre Alfredo Pinto Teixeira, Avenida 5 de Outubro, Avenida Visconde Guedes Teixeira (em frente à ESTGL), Largo de Camões e Rua Regimento de Infantaria nº 9. O público é convidado a assistir a este “museu vivo”, onde poderá ver de perto trajes típicos como as tradicionais crossas e capuchas, assim como diversos utensílios ligados à vida agrícola.

O Cortejo Etnográfico é, assim, mais do que um espetáculo visual, é uma homenagem sentida às gentes, saberes e costumes que moldaram a história da região duriense.

Jornalista: Vitória Botelho

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorPORTUGAL CONQUISTA OURO NO MUNDIAL DE CANOAGEM EM K4 500 METROS
Próximo artigoMONTENEGRO RECONHECE QUE “NEM TUDO CORREU BEM” MAS QUE “O GOVERNO ASSUMIU AS SUAS RESPONSABILIDADES”