Uma semana após o incêndio que devastou o concelho de Freixo de Espada à Cinta, o balanço é já pesado: 246 lesados identificados, mais de 850 hectares de área agrícola ardida e prejuízos que ascendem a 3.767.831,00 euros. De acordo com um comunicado emitido pela Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, até às 12h30 do dia 22 de agosto, foram registadas perdas significativas nas culturas do olival, vinha e amendoal, além de danos em sistemas de rega, pastagens e apiários, com 1.172 colmeias destruídas. “Estes números surgem no âmbito das medidas tomadas prontamente pela Autarquia, que se antecipou ao Governo e começou desde logo a realizar a avaliação e levantamento dos prejuízos associados à ocorrência deste incêndio”, lê-se no comunicado da autarquia.
A ação rápida da Câmara Municipal permitiu reunir dados concretos para levar às instâncias governamentais. Na reunião realizada a 21 de agosto em Sernancelhe, com 27 autarcas das regiões afetadas, marcaram presença os ministros José Manuel Fernandes (Agricultura) e Miguel Castro Almeida (Coesão Territorial). O município de Freixo de Espada à Cinta foi representado pelo presidente da câmara, Nuno Ferreira, que levou um conjunto de reivindicações ao Governo. “Nuno Ferreira fez um conjunto de reivindicações ao Governo que espera que venham a ser ouvidas, para que ninguém fique por compensar pelos prejuízos causados por este grande incêndio que destruiu hectares de terreno e queimou o trabalho de uma vida a centenas de produtores/agricultores do concelho.”
Um dos compromissos assumidos na reunião foi que os lesados com prejuízos até 10.000€ serão ressarcidos no prazo de 10 dias. O processo de submissão das candidaturas aos apoios estatais arranca já no dia 25 de agosto, e a autarquia garante estar pronta para iniciar de imediato os procedimentos. “A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (…) está em condições de, a partir de segunda-feira (25/08), iniciar o processo de submissão de candidaturas, com o objetivo de acelerar o processo dos lesados registados até à data de hoje (22/08).”
O Gabinete de Apoio ao Agricultor manter-se-á ativo, dando suporte a todos os lesados no processo de levantamento e candidatura a apoios. Entretanto, a Câmara já tomou medidas de emergência para garantir alimento ao efetivo pecuário. Começaram a chegar ao concelho os primeiros camiões de feno, e a distribuição pelas explorações afetadas teve início esta sexta-feira (22/08). Está prevista a entrega de 43 toneladas de feno ao longo de dois dias. “Uma medida urgente que visa garantir alimento aos animais e apoiar no imediato os produtores”, destaca o comunicado.
A autarquia reafirma o seu compromisso de acompanhar de perto todo o processo de apoio e compensação, garantindo que nenhum lesado ficará esquecido. “A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta está empenhada e continuará a trabalhar para defender os interesses da população (…), garantindo que ninguém fique prejudicado e todos sejam ressarcidos pelos danos sofridos.”
Para mais informações ou apoio, os produtores afetados podem continuar a recorrer ao Gabinete de Apoio ao Agricultor, disponível para prestar assistência e acelerar os processos de candidatura.
Jornalista: Vitória Botelho
Fotos: CM Freixo de Espada à Cinta



