O incêndio que deflagrou no domingo à tarde, 24 de agosto, em Sabrosa- Paradela De Guiães, no distrito de Vila Real, foi considerado dominado às 00h38 desta segunda-feira, depois de ter mobilizado mais de 300 operacionais ao longo do combate. Trata-se do terceiro fogo que atinge o concelho neste verão, a presidente da Câmara Municipal admitiu suspeitas de origem criminosa para este incêndio, salientando a preocupação com a repetição de ocorrências.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 08h50 desta segunda-feira permaneciam no terreno 243 bombeiros apoiados por 73 viaturas e um meio aéreo, numa ação essencialmente de consolidação e vigilância.
Apesar do elevado risco de incêndio, sobretudo em mais de 40 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Santarém, o país não registava, pelas 06h30, qualquer ocorrência significativa em curso, segundo a mesma entidade.
O estado de prontidão especial de nível máximo (nível 4) mantém-se em todo o território até esta segunda-feira, sendo reavaliada a sua continuidade ao longo do dia, podendo ser ajustado em função da evolução do risco.
Jornalista: Vitória Botelho