A freguesia de São Pedro de Sarracenos, no concelho de Bragança, volta a ser palco de uma das tradições mais emblemáticas da região: a Feira das Cebolas, que este ano celebra a sua 23.ª edição nos dias 30 e 31 de agosto.

O certame promete dois dias de intensa animação, convívio e promoção dos produtos locais, com destaque para a cebola, produto agrícola de grande importância na economia e identidade cultural da aldeia e do concelho.

O programa arranca no sábado, 30 de agosto, com jogos tradicionais (14h00), seguindo-se o já habitual jogo de futebol solteiros contra casados (19h00). O jantar convívio, organizado pela Comissão de Festas, está marcado para as 21h00 e a noite encerra ao som da Banda Megawatts (BWV), que sobe ao palco às 23h00.

No domingo, 31 de agosto, a feira ganha o seu maior fulgor. O dia começa com a emissão em direto do programa de rádio “Tio João” (09h00), a que se segue a arruada e a abertura oficial da feira (10h00). A manhã continua com a eucaristia (11h00) e o almoço comunitário (13h00). Durante a tarde, os visitantes poderão assistir à atuação do Rancho de Galhofeiros e Tocadores da Lombada (15h00), do Grupo de Pauliteiros Académicos do Porto (16h15) e, para fechar em festa, do Grupo de Bombos de Sarnai (18h15).

A Feira das Cebolas é organizada pela Junta de Freguesia de São Pedro de Sarracenos, com o apoio do Município de Bragança, e assume-se como um espaço de valorização dos produtos locais, mas também de convívio e dinamização cultural, reunindo residentes, visitantes e emigrantes que regressam à terra nesta altura do ano.

Jornalista: Edgar Pedreiro
Foto: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorMAIS DE 40 CONCELHOS EM PERIGO MÁXIMO DE INCÊNDIO. BRAGANÇA E VILA REAL ENTRE OS DISTRITOS MAIS EXPOSTOS
Próximo artigoCARRAZEDA DE ANSIÃES RECEBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “LA SIDRA”