Já se encontra em funcionamento o Balcão de Apoio aos Incêndios, uma estrutura criada pelo Município de Vila Flor para apoiar famílias e agricultores afetados pelos incêndios rurais que recentemente assolaram a região.
A funcionar junto ao Gabinete de Agricultura, no BUA / Centro Cultural, o Balcão iniciou esta semana a submissão de candidaturas a apoios, após a conclusão do trabalho de levantamento e avaliação dos prejuízos.
O novo serviço foi apresentado esta manhã, numa reunião que juntou os Presidentes de Junta das freguesias atingidas e representantes de associações locais, e tem como principais objetivos esclarecer dúvidas, informar sobre a legislação aplicável e orientar os lesados no preenchimento das candidaturas.
A criação deste Balcão surge na sequência da publicação do Decreto-Lei nº 98-A/2025, de 24 de agosto, que define um conjunto de medidas extraordinárias de apoio e mitigação dos impactos dos incêndios rurais. O diploma pode ser consultado online através do seguinte link: Decreto-Lei nº 98-A/2025.
Segundo o decreto, são considerados elegíveis os prejuízos relacionados com: Animais; Culturas anuais; Plantações plurianuais; Máquinas e equipamentos; Instalações e espaços de apoio à atividade agrícola.
O Município de Vila Flor reafirma o seu compromisso com a população:
“Estamos ao lado da nossa comunidade, sempre. Reforçamos a nossa total disponibilidade para apoiar todos os que foram afetados por esta tragédia.”
A Redação,
Foto: CM Vila Flor