A Câmara Municipal de Alfândega da Fé está a implementar um conjunto de medidas de apoio imediato às populações e produtores afetados pelo incêndio que, nos dias 18 e 19 de agosto, devastou mais de 1.500 hectares no concelho.

Entre as medidas que já se encontram em vigor, destaca-se a isenção do pagamento da fatura da água relativa ao mês de agosto para os residentes das localidades mais afetadas – Vilares da Vilariça, Colmeais, Vilarelhos, Valverde, Eucísia, Santa Justa, Pombal e Vales. A autarquia justifica a decisão com o uso excecional de água no combate às chamas por parte da população.

Para apoiar os produtores pecuários, está também a ser feita a distribuição de alimentos para animais, de forma a colmatar a escassez de recursos enquanto não chegam os apoios estatais.

Como resposta estruturada aos prejuízos, a autarquia vai abrir no próximo dia 2 de setembro um Balcão de Apoio dedicado a agricultores e produtores afetados, com o objetivo de prestar acompanhamento personalizado nas candidaturas ao apoio excecional do Governo, previsto no artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 98-A/2025, de 24 de agosto. Este apoio pode chegar aos 10 mil euros por beneficiário.

A Câmara Municipal pretende ainda celebrar um protocolo com as associações de agricultores locais, para que estas possam instruir os processos e recolher a documentação necessária à submissão das candidaturas, sendo os custos deste apoio técnico suportados pelo Município.

Estas medidas integram o plano de mitigação dos efeitos do incêndio rural adotado pela autarquia, com o objetivo de responder de forma rápida e eficaz às necessidades urgentes da população e dos produtores locais.


Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Alfândega da Fé

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
IMG_9798
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorINCÊNDIO EM SÃO SALVADOR EM FASE DE RESOLUÇÃO
Próximo artigoEXPOSIÇÃO “AS FESTAS EM CARTAZ” CELEBRA A HISTÓRIA GRÁFICA DA ROMARIA EM PORTUGAL