Operações tinham sido suspensas em todo o País, no passado sábado, devido à investigação da aterragem forçada de um destes aparelhos na zona de Setúbal.

A Força Aérea Portuguesa informou, em comunicado, que retomou, ontem, as missões de vigilância aérea e deteção de incêndios florestais com os drones que estavam a operar nas bases aéreas de Beja, Lousa e Mirandela.

Estas operações tinham sido suspensas, no passado sábado, menos de uma semana depois de se terem iniciado, devido à investigação da aterragem forçada de uma aeronave não tripulada, na zona do Torrão, em Alcácer do Sal.

Na nota enviada à LUSA, a Força Aérea informa que o relatório de investigação conclui que a aterragem forçada “foi provocada por uma falha mecânica que causou o desacoplamento do motor à hélice da aeronave”.

A Força Aérea acrescenta que as recomendações do relatório foram implementadas e a operação dos ‘drones’ foi retomada.

Recorde-se que a FAP adquiriu este ano 12 ‘drones’ para reforçar a capacidade de vigilância aérea e deteção de incêndios no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais em Portugal.

Dos 12 ‘drones’, seis de asa fixa estão a operar a partir das bases de operação da Lousã, Beja e Mirandela, cobrindo as regiões Norte, Centro e Sul de Portugal, e dois com capacidade de descolagem e aterragem à vertical estão em fase de testes e qualificação, aguardando a FAP a entrega pelo fabricante dos outros quatro.

A base de Mirandela, no aeródromo municipal, tem dois drones que começaram a operar no dia 31 de agosto e que devem manter-se até 31 de outubro.

Inicialmente estava previsto que fosse o aeródromo de Macedo de Cavaleiros a ter estes dois drones disponíveis para o território nacional, mas, “constrangimentos de ordem técnica por parte da empresa contratada, aos quais a FAP é alheia, ainda não foi possível efetuar a aceitação destas aeronaves para Macedo de Cavaleiros e Fóia”, avançou a Força Aérea Portuguesa.

Estes drones têm autonomia para 10 horas e também detetam ignições durante a noite.

Jornalista: Fernando Pires

 

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorPLANO DE REVITALIZAÇÃO DO CACHÃO PREVÊ CRIAÇÃO DE PÓLO DE APOIO AO SETOR AGRO-ALIMENTAR
Próximo artigoINICIO DE ANO LETIVO COM PLANOS DE CONTINGÊNCIA PARA CADA ESTABELECIMENTO DE ENSINO DE MIRANDELA