Tema marca a atualidade nacional. Governo decreta luto nacional.

Portugal está de luto. O acidente com o histórico Elevador da Glória, em Lisboa, marcou profundamente o país esta quarta-feira, depois de a estrutura ter descarrilado e colidido com um prédio, provocando 16 mortos e 23 feridos, cinco dos quais em estado grave, incluindo uma criança. Entre as vítimas há cidadãos estrangeiros.

A gravidade do sucedido levou o Presidente da República a decretar um dia de luto nacional, enquanto a Câmara Municipal de Lisboa decretou três dias de luto municipal. A tragédia tornou-se o tema incontornável da atualidade nacional, gerando comoção em todo o país e reações internacionais.

O acidente, que ocorreu durante a tarde, terá sido causado por uma falha técnica, com suspeitas de que um cabo se soltou e que os travões não funcionaram adequadamente. O elevador transportava mais de 40 pessoas, com lotação esgotada, no momento do acidente. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou “profundamente o acidente ocorrido esta tarde”, expressando o seu “pesar às famílias das vítimas mortais e dos feridos graves”, apelando ainda a que “a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes”.

Também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou pesar, assegurando que o Governo está “desde os primeiros momentos, a acompanhar a situação e a resposta das diversas autoridades”, e garantiu que será feita “toda a averiguação necessária ao apuramento das causas deste lamentável acidente”. O chefe do Executivo cancelou a agenda de quinta-feira, mantendo apenas a reunião do Conselho de Ministros, à qual convidou o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, a participar.

O acidente com o Elevador da Glória, um dos ícones da capital portuguesa e símbolo do seu património histórico, já correu o mundo, tendo motivado reações internacionais. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou “profunda tristeza” pelo sucedido.
Num momento de dor e consternação nacional, Portugal está de luto e os municípios da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, para além de terem a bandeira a meia haste, manifesta o seu profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido com o Elevador da Glória, em Lisboa.

A Resposta,
Foto:DR

Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorEXPOSIÇÃO ” A VIDA É OUVIDO” ESTREIA EM MACEDO DE CAVALEIROS
Próximo artigoHOMEM DETIDO EM CHAVES POR TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES